A Fecam alerta que o Ministério das Cidades disponibiliza desde do ano passado uma verba de R$ 9,28 milhões para ajuda emergencial a 20 municípios catarinenses. Do total, 4 municípios estão com a documentação incompleta o que impede a retirada do recurso. Já os demais podem retirar a verba na Caixa Econômica Federal.
Os municípios com a documentação incompleta não estão com o recurso cancelado. Segundo o gerente de projetos da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Daniel Nolasco, as prefeituras que apresentaram a documentação até o final de dezembro à Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela operação das verbas, e cujos processos estavam em análise na mudança do ano, poderão sacar seus recursos 2005, na forma de restos a pagar.
A ajuda emergencial é destinada para atender as famílias que tiveram suas casas destruídas por enchentes , ciclones, vendavais e desabamentos entre o final de 2003 e início de 2004.
A verba global disponibilizada para 375 municípios em 17 estados soma cerca de R$ 100 milhões do orçamento da pasta para atender mais de 13 mil famílias.
Para regularizar a documentação os municípios devem entrar em contato com a Caixa Econômica ou com o Ministério das Cidades pelo telefone: (61) 2108 13 78 falar com Daniel Nolasco.
Confira a lista dos municípios