• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Ministro das Cidades vai participar da abertura do XIII Congresso Catarinense de Municípios

Ministro das Cidades vai participar da abertura do XIII Congresso Catarinense de Municípios

Ministro das Cidades vai participar da abertura do XIII Congresso Catarinense de Municípios 600 360 Fecam Portal

Está confirmada a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, no XIII Congresso Catarinense de Municípios, que ocorre de 18 a 20 de março, no CentroSul, em Florianópolis. A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Associações de Municípios de Santa Catarina, com realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.

Kassab vai estar presente na solenidade de abertura, marcada para o dia 18, às 18h, e terá um espaço de cerca de 20 minutos, quando deverá falar sobre as ações do Ministério e o atendimento às demandas de investimentos nos municípios. Ele já adiantou que “é preciso consolidar as políticas públicas de desenvolvimento urbano”.

Também já confirmaram presença para a cerimônia de abertura o governador do Estado, Raimundo Colombo; o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Nelson Schaefer Martins; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), Gelson Merísio; o prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; e o presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, anfitrião do evento.

Gilberto Kassab
Kassab, que é ex-prefeito de São Paulo, assumiu o cargo de ministro em 05 de janeiro, substituindo Gilberto Occhi, que foi deslocado para o Ministério da Integração Nacional.

Ao participar da Assembleia de prefeitos promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, em Capão da Canoa (litoral gaúcho), no final de fevereiro, Kassab defendeu que os governos estaduais devem avaliar a possibilidade de se criar um departamento específico para assessorar municípios na elaboração de projetos de parceria administrativa com a União.

De acordo com ele, essa medida aumentaria a agilidade na tramitação, aprovação e liberação dos recursos. “A maioria dos municípios tem corpo técnico e infraestrutura restritos e dificuldades orçamentarias e financeiras, portanto essa assessoria especializada ajudaria não só em maior eficiência, como na elaboração de um banco de projetos que ficariam à disposição das futuras gestões”.

Kassab afirmou ainda que o Ministério vai participar “ativamente” da terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), com investimentos em logística, energia, infraestrutura e parcerias privadas. “Vamos seguir apoiando a terceira fase do Minha Casa, Minha Vida e lutar para concretizar a carteira de R$ 143 bilhões para obras de mobilidade urbana em todo Brasil”, completou.

Escritório de Projetos
A FECAM lançou, no ano passado, o Escritório de Projetos, uma estrutura com a finalidade de dar suporte técnico às atividades ligadas à captação de recursos oriundas das transferências voluntárias do governo federal e estadual. A parceria é firmada com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina para a formação de multiplicadores de conhecimento que atuarão nas políticas públicas instituídas pelas esferas de governo.

O Congresso
Com diversos outros palestrantes de renome nacional e estadual, o Congresso tem como tema central “A Agenda de Revisão Constitucional do Sistema Federativo”, aprofundando o debate em torno da necessidade das reformas política, tributária e administrativa, que incluem a concentração das receitas na União e a descentralização administrativa aos municípios. O evento oportuniza ainda que as administrações municipais apresentem seus cases de sucesso nas diversas áreas de atuação, proporcionando uma troca de experiências entre os municípios de Santa Catarina.

O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, executivos das Associações de Municípios, agentes políticos estaduais e federais, diretores, dirigentes de instituições públicas e privadas, empresários e expositores.

Dedicando uma atenção especial às mulheres (prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e secretárias municipais), será realizada uma Programação Especial com o tema “A inserção da Mulher no Movimento Municipalista”. Paralelamente, acontece a XI ExpoFECAM – Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologia para os Municípios, um grande espaço de oportunidades que reúne ferramentas de desenvolvimento e tecnologia na área da gestão pública municipal.

Com informações do G1 e assessoria de Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades

Confira aqui  programação completa.

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br