• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Mobilização em prol da implantação de ferrovias no estado

Mobilização em prol da implantação de ferrovias no estado

Mobilização em prol da implantação de ferrovias no estado 600 402 Fecam Portal

O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Celso Zuchi, prefeito de Gaspar, participou na tarde de sexta-feira (15), da mobilização pela construção de ferrovias no estado, promovido pelo Sistema Fiesc, na sede da entidade, em Florianópolis. Além do presidente da FIESC, Glauco José Corte, estiveram presentes: o diretor de infraestrutura ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Mário Diran, e do diretor de operações da Valec, Bento José de Lima, estiveram presentes o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli; os deputados estaduais Ana Paula Lima, Dirceu Dresch, Jailson Lima, Reno Caramori e Volnei Morastoni; o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Décio Lima; os deputados federais Pedro Uczai, Edinho Bez e Esperidião Amin; os senadores Casildo Maldaner e Paulo Bauer.

Foram definidas quatro prioridades para Santa Catarina: a ferrovia Litorânea entre Imbituba (SC) e Paranaguá (PR); a Norte-Sul ligando Panorama (SP) ao Porto de Rio Grande (RS) passando por Chapecó (SC); Ferrovia Maracaju (MS) a Mafra (SC), com corredor ferroviário até os Portos de São Francisco (SC) e Itapoá (SC), além de Paranaguá (PR) via binário ferroviário; e a ferrovia da Integração, também conhecida como ferrovia do Frango, ligando o Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itajaí (SC).

Segundo dados apresentados no encontro, 58% da carga que circula pelo Brasil vai de transporte rodoviário e 25% por meio das ferrovias. Em Santa Catarina, 76% das cargas são feitas por meio de caminhão.

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, durante palestra no encontro disse que o governo trabalha para começar a obra da Ferrovia da Integração no próximo ano. Conforme o presidente da EPL, com base em levantamentos entregues ao governo federal por entidades empresariais, o país precisa de R$ 400 bilhões de investimentos para suprir a falta de investimentos em infraestrutura. "Esse é nosso passivo. Passamos muitos anos sem fazer investimentos de relevância. Vamos sair da fase do diagnóstico e da constatação para uma ação efetiva de superação dos problemas. Teremos R$ 200 bilhões de investimento nos próximos cinco anos. É uma mudança fundamental no ritmo de investimentos, mas ainda é a metade do que precisamos", disse ele.

Movimento Municipalista: As ferrovias: Translitorânea e Leste/Oeste são duas obras tidas como prioritárias pelo movimento municipalista catarinense para o desenvolvimento dos municípios do estado.

Assessoria de Comunicação FECAM
c/informações do Sistema FIESC
(48) 3221.8800/ 9986.0106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC