• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Morre o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini. FECAM apresenta solidariedade aos amigos, familiares e munícipes.

Morre o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini. FECAM apresenta solidariedade aos amigos, familiares e munícipes.

Morre o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini. FECAM apresenta solidariedade aos amigos, familiares e munícipes. 150 150 Fecam Portal

O prefeito de Tubarão, no Sul do Estado, Manoel Bertoncini (PSDB), de 51 anos, morreu ontem à noite, no Hospital Socimed. Desde 2008, quando foi eleito, ele lutava contra um câncer no pulmão e coluna e nos últimos anos enfrentou diversas complicações de saúde.

Nascido em Orleans, Manoel Bertoncini se formou médico em 1986 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi vereador em Tubarão entre 2001 e 2008, ano em que foi eleito prefeito, com 30.128 votos. Poucos dias após a vitória nas urnas ele viajou para exames médicos em São Paulo, e em 17 de novembro, uma segunda-feira, convocou uma entrevista coletiva para anunciar que estava com câncer nos pulmões e coluna.

Aparições discretas em eventos públicos
Por conta disso, inúmeras vezes o cargo de prefeito foi repassado ao vice-prefeito Felippe Collaço (PSD), o Pepê, e Manoel Bertoncini, que precisou usar constantemente um colete ortopédico, procurava ser discreto em eventos e aparições públicas. Ainda ontem, o vice-prefeito já havia assumido o cargo interinamente. Ele, agora, com a morte do titular, passa a ser o novo prefeito de Tubarão. Ele completa o mandato do tucano até 31 de dezembro.

Na sexta-feira, ele foi novamente internado no Hospital Socimed, do qual era um dos sócios-proprietários, mas o quadro de saúde piorava a cada dia. Na terça-feira pela manhã, o boletim assinado pelos médicos Artur Furlaneto Fernandes, da neurologia clínica, e Kleber Serafim Dal Toe, da oncologia, informava piora neurológica e perda de alguns reflexos.

Menos de 24 horas depois um novo comunicado indicava quadro neurológico bastante grave com sinais de piora e, por volta das 20h45min de ontem a assessoria de imprensa da prefeitura de Tubarão confirmava a morte do prefeito. O velório ocorreria no Espaço Integrado de Artes até as 16h de hoje. Depois, ele seria cremado em Balneário Camboriú. Bertoncini deixa a esposa Márcia Regina, médica cardiologista, e os filhos Laís, de 20 anos, e Igor, de 14.

Em nome dos municípios, a FECAM lamenta o falecimento do prefeito e apresenta solidariedade aos amigos, familiares e munícipes.

Diário Catarinense