A FECAM reuniu nesta segunda-feira (22) municípios para compartilhar experiências inovadoras em educação pública. Esse foi o objetivo da 1ª Mostra Catarinense de Boas Práticas e Inovação em Educação.
O evento aconteceu no auditório Antonieta de Barros na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Realizado pela FECAM, através da Câmara Técnica de Educação, o encontro reuniu prefeitos de 13 municípios: Anchieta, Barra Velha, Caçador, Campos Novos, Florianópolis, Joaçaba, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São João do Oeste, Timbó, Tubarão e Vargeão.
“Este é o grande momento para conhecer o que, de fato, acontece de mais inovador na educação catarinense. Aqui podemos nos conectar com as diferentes regiões”, afirmou Clenilton Pereira, presidente da FECAM e prefeito de Araquari, na abertura do encontro.
Para a assessora de educação da FECAM, Eliziane Vezintana, o evento mostrou a união e a organização em torno da educação pública, mesmo em um dos momentos mais desafiadores do planeta, por conta da pandemia.
“A 1ª Mostra Catarinense de Boas Práticas e Inovação em Educação da FECAM respeita todas as normas sanitárias. A decisão dos painelistas convidados contou com a colaboração, sugestão e indicação dos assessores técnicos das associações. Para nós, é uma honra receber os gestores de várias regiões do Estado” explica Eliziane.
Rodrigo Fachini, coordenador institucional e das câmaras técnicas da FECAM, enfatizou o caráter social do evento. “Compartilhar saberes é uma premissa da educação. Reunir tantos gestores e profissionais mostra que estamos no caminho certo” avalia Fachini.
A presença da mulher no ambiente educacional foi registrada por Sisi Blind. A diretora executiva da FECAM ressaltou o protagonismo feminino da educação. “Sabemos o quanto a educação é uma missão que deve ser socializada e partilhada. É um conceito amplo que envolve, principalmente, as mulheres. Nos municípios, reconhecemos que a maioria dos gestores e profissionais nesta categoria é formada pelas mulheres” analisa Sisi.
Integraram a mesa de autoridades: Edna Corrêa Batistotti – representando o Fórum Estadual de Educação; Maurício da Silva – da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME-SC; João Luiz de Carvalho Botega – Promotor de Justiça Coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina;
Gerson dos Santos Sicca. Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Membro do Comitê Técnico do Instituto Rui. Barbosa (IRB); Gean Loureiro – Prefeito de Florianópolis e Joares Ponticelli – Prefeito de Tubarão.
APRESENTAÇÃO DE “CASES”:
ANCHIETA – programas que colocam o município em primeiro lugar do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – em Santa Catarina e quarto lugar no país;
BARRA VELHA – projeto feito entre a secretaria de educação e a Defesa Civil do município confeccionando e distribuição materiais escolares com instruções e ilustrações para implantar a cultura de prevenção e preparação aos desastres;
CAÇADOR – Programa PILab – Sala de Gestão e Governança – uma parceria entre SEB/MEC – Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e da UNB – Universidade de Brasília, por meio do programa PILab – Laboratório de Inteligência Pública. E tem o objetivo de contribuir com os gestores municipais na melhoria da qualidade da entrega dos serviços públicos.
CAMPOS NOVOS – Educação ambiental – Com “Eco pontos” distribuídos nas escolas envolvendo toda a comunidade escolar com reciclagem, revertendo arrecadação para as APPs. Além de materiais destinados à reciclagem, o projeto integra a população do município com a compostagem (descarte de resíduos orgânicos), produzindo adubo que é utilizado nas hortas escolares e distribuído à comunidade.
FLORIANÓPOLIS – sobre a utilização de meios para inclusão digital – distribuição de 36 mil chips de celulares com internet para toda a rede de ensino municipal;
JOAÇABA – modelo de parceria com o sistema “S”, integrando alunos da rede de ensino público em espaços de aprendizados voltados a inovações tecnológicas e empreendedorismo;
RIO DO SUL – cadastro único para a lista de espera na educação infantil – CADU (fila zero);
SÃO BENTO DO SUL – modernização tecnológica nas escolas, com espaço Mayker, laboratórios móveis de tecnologia, sistemas de recuperação de aprendizagem (pandemia), escola digital, elaboração de projetos, plano estratégico, captação de recursos;
SÃO JOÃO DO OESTE – programas que colocam o município três vezes em primeiro lugar no melhor índice de alfabetização do país;
SÃO JOAQUIM – “Stop” – projeto para nivelar a aprendizagem dos educandos que tiveram aulas de forma remota na pandemia;
TIMBÓ – Intercâmbio de Integração nas Unidades Pré-escolares – Integração na educação infantil com o uso de ferramentas tecnológicas, a partir de intencionalidades pedagógicas, possibilitando vivências interativas com a literatura, a musicalização e as brincadeiras. Essa prática se entrelaça aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação das crianças pequenas e perpassa os diversos campos de experiências e competências assegurados no currículo da infância, além dos potenciais que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais como a interação, colaboração e empatia.
TUBARÃO – Programa para combate à evasão escolar;
VARGEÃO – Projeto “Cuidando de quem cuida”, voltado aos profissionais da educação, que cria ambientes facilitadores do cuidado socioemocional. Prêmio 1º Lugar no Ação Destaque da Editora Opet- Sefe (Nacional);