A relação com as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e a situação de cada uma delas já estão disponíveis para a população na internet. A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, afirmou que o banco de dados foi aprimorado para que as prefeituras também possam usá-lo, e assim acompanhar as famílias que estão inseridas na relação. “As prefeituras poderão instituir um sistema de acompanhamento, de monitoramento, para saber quem são as famílias, onde elas moram, a freqüência dos filhos na escola. O cadastro está mais claro e acessível”.
De acordo com Márcia Lopes, à frente do nome de cada família pode haver a indicação de ativo, se estiver recebendo benefícios, a indicação de bloqueado, se aquela família não recebe mais, ou de situação em averiguação, que pode ocorrer se houver alguma denúncia, problemas com o endereço ou se o nome da pessoa estiver duplicado. Ela disse que a novidade também ajudará os gestores a detectar irregularidades no processo. “O benefício deve chegar às pessoas que precisam e têm direito”.
O programa Bolsa Família é executado com a cooperação entre o ministério, os governadores e prefeitos, e beneficia famílias em 5.530 municípios. Este ano, o governo federal destinou cerca de R$ 5 bilhões e 300 milhões só para o programa. O endereço eletrônico do ministério é www.mds.gov.br, e o telefone para informações sobre a relação de famílias é o 0800 707 2004.
Fonte: Ascom do MDS