• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios catarinenses promovem ações pela Semana Nacional do Trânsito

Municípios catarinenses promovem ações pela Semana Nacional do Trânsito

Municípios catarinenses promovem ações pela Semana Nacional do Trânsito 584 600 Fecam Portal

Prevista na Lei nº 9.503 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro e tem a finalidade de conscientizar a sociedade quanto à segurança no trânsito. Este ano com o pedestre no centro das atenções com o tema "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre". Com isto a Federação Catarinense de Municípios – FECAM incentiva os municípios a desenvolver ações de conscientização e segurança.

Muitos municípios do estado já se engajaram na campanha e programaram uma série de ações e eventos durante a semana para sensibilizar motoristas, futuros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância da harmonia no trânsito.

Ações Municipais
No sul do estado, o município de Criciúma esta promovendo blitz educativa, o da Cidade sem Meu Carro e palestras de orientação nas escolas.

Na Grande Florianópolis o município de São José levou alunos para a Avenida Central do bairro Kobrasol em uma caminhada pela paz com faixas de conscientização. Enquanto se concentravam na avenida uma Guarda de Trânsito explicava a importância de repensar o trânsito de forma segura e acessível para todos. O município ainda realizará palestras nas escolas e blitz educativa nos bairros. Em Tijucas vários Projetos e Campanhas entraram em ação como: "Trânsito: Por que agimos assim?", "Trânsito Seguro" e "Respeite a Faixa de Pedestres". Serão ainda realizadas missas pelas vítimas de acidentes de trânsito, caminhadas pela atenção à vida, exposição de desenhos e poesias, a distribuição de folders de orientação e ainda fiscalização preventiva.

Já no Vale do Itajaí, o município de Pomerode além de espalhar outdoors de conscientização pela cidade o município ainda promove circuitos, palestras, orientação de ciclistas por meio de panfletagem e o Concurso Municipal Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito incentivando alunos a escreverem e desenharem sobre o tema da Semana. Em Rio do Sul foram distribuídos folders educativos com a programação do evento. O município também programa passeio ciclístico e um concurso de desenho para alunos do 1º ao 5º ano escolar. No município de Blumenau, veículos acidentados foram expostos próximo aos terminais de ônibus e na Praça Doutor Blumenau. A Escola Pública de Trânsito do município prevê blitz educativas em faixas de pedestre e uma Caminhada pela Paz no Trânsito.

No norte, no município de Joinville o foco é a conscientização. A promoção do Dia Mundial sem Carro fechará algumas ruas da cidade para o tráfego de veículos que serão ocupadas por pedestres e atrações artíticas, culturais e de lazer. A programação integra ainda um "Pedalaço" um concurso de maquetes e um Seminário de Trânsito com o tema: "Qual Trânsito Queremos?".

Enquanto no oeste catarinense o município de Chapecó concurso e cartazes e de Blog desenvolvido por alunos das escolas municipais. Palestras educativas também serão realizadas em escolas, empresas e clubes de serviço. A distribuição de Folders, amostra de carros batidos, atividades nas faixas de pedestres, passeio de motos, passeio ciclístico, inspeção veicular além de corridas e caminhadas também estão na programação do município. Em São Lourenço do Oeste está prevista a orientação com dicas de trânsito, passeio ciclístico, conscientização na Praça com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária e o Corpo de Bombeiros e ainda palestras de orientação nas escolas.