• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios Catarinenses têm até hoje para regularizar a documentação do Bolsa Estiagem

Municípios Catarinenses têm até hoje para regularizar a documentação do Bolsa Estiagem

Municípios Catarinenses têm até hoje para regularizar a documentação do Bolsa Estiagem 150 150 Fecam Portal

Termina hoje, dia 05 de novembro, o prazo para a regularização dos municípios que ainda não entregaram a documentação necessária para receber a Bolsa Estiagem do Governo Federal. Em Santa Catarina dois municípios estão com a documentação incompleta e nove municípios não entregaram nenhum documento (ver lista abaixo). A Federação Catarinense de Municípios enviou um comunicado as Associações de Municípios para que orientem os contemplados a entregarem a documentação em tempo hábil.


Têm direito a esse benefício, os agricultores familiares que sofreram perdas de pelo menos 50% da safra 2003/2004 nas culturas de soja, milho, feijão, algodão, arroz, mandioca e banana, causadas pela estiagem ou pelo ciclone ou “Catarina”. A lista dos municípios que podem ser beneficiados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de julho. Serão concedidas 65.898 mil bolsas, num total de R$ 19,7 milhões, em 549 municípios, dos quais 347 mo Rio Grande do Sul, 155 em Santa Catarina, 32 no Paraná e 15 no Mato Grosso do Sul. Até o momento, 509 municípios enviaram os documentos: 384 foram aprovados e 125 estão incompletos. E ainda faltam 40 para apresentar a documentação.


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fez a sua parte e liberou os recursos e descontos para amenizar os efeitos da seca. Técnicos do Ministério definiram os critérios para que as famílias sejam beneficiadas com o auxílio emergencial, mas ainda existem Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável que não encaminharam a documentação para o MDA.


O coordenador do Programa Bolsa Estiagem Luiz Eduardo de Oliveira ressaltou a importância dos municípios regularizarem as pendências de documentação. “O agricultor deve verificar junto ao seu município se o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável está com a documentação. Caso contrário, esse município deverá entrar em contato com a coordenação da Bolsa Estiagem, porque senão sanar as pendências ficará de fora do primeiro lote de pagamentos que será efetuado”, informou. A relação dos municípios que possuem alguma pendência são:



















































SC


Araranguá


Não Recebida


SC


Balneário Gaivota


Falta Dadosxml:namespace prefix = o />xml:namespace prefix = o />xml:namespace prefix = o />xml:namespace prefix = o />


SC


Caibi


Falta Dados


SC


Maracajá


Não Recebida


SC


Meleiro


Não Recebida


SC


Morro Grande


Não Recebida


SC


Paial


Falta Dados


SC


Praia Grande


Não Recebida


SC


Santa Rosa do Sul


Não Recebida


SC


São João do Sul


Não Recebida


SC


Timbé do Sul


Não Recebida


SC


Turvo


Não Recebida


 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento Agrário e FECAM.