• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios da região da AMOSC iniciam elaboração dos Planos de Assistência Social

Municípios da região da AMOSC iniciam elaboração dos Planos de Assistência Social

Municípios da região da AMOSC iniciam elaboração dos Planos de Assistência Social 150 150 Fecam Portal

Gestores e trabalhadores municipais de assistência social, conselheiros municipais das diversas políticas públicas e de direitos, contadores e interessados na área estarão reunidos, nesta segunda e terça-feira (6 e 7), para capacitação em elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social. O evento será realizado das 8h30 às 17h30, no auditório da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC.

A iniciativa é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, da AMOSC e da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, com apoio das Associações de Municípios de Santa Catarina e Execução da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.

De acordo com a assistente social da AMOSC, Erli Terezinha Abreu, o intuito é capacitar os gestores e técnicos municipais para a elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, em conjunto com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conselheiros municipais, conforme orientações do Ministério do Desenvolvimento Social. "O objetivo é construir o Plano de Assistência Social com ações planejadas, baseadas em diagnóstico da realidade social, para os próximos quatro anos (2014/2017), bem como garantir sua inclusão no Plano Plurianual do Executivo, para que os recursos e ações sejam garantidos", explica.

Os participantes deverão trazer informações municipais conforme apresentados na programação, a exemplo de lista com as entidades da rede socioassistencial, escolas municipais, unidades de saúde, entre outros que considerarem necessários para a execução dos trabalhos previstos.

A capacitação será conduzida pela assistente social Janice Merigo que é mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pelo psicólogo Célio Vanderlei Moraes, que é mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A capacitação prosseguirá nos dias 23 e 24 de maio, em Chapecó. Também está prevista assessoria direta no dia 7 de junho.

PROGRAMAÇÃO
Neste primeiro encontro, na segunda-feira (06), das 8h30 às 12 horas, serão abordados os elementos estruturantes do plano, com a dimensão estratégica no contexto do SUAS, o processo decisório e a exigência de coordenação política e a participação e o controle social.

No período das 13h30 às 17h30, será enfocada a construção do plano de assistência social: componentes básicos e conhecimento da realidade: estudo e diagnóstico.

Nesta terça-feira (07), das 8h30 às 12 horas, será trabalhado o mapeamento e cobertura da rede prestadora de serviço.

MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional