• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios devem informar a estrutura dos CRAS E CREAS ao MDS até 19 de outubro

Municípios devem informar a estrutura dos CRAS E CREAS ao MDS até 19 de outubro

Municípios devem informar a estrutura dos CRAS E CREAS ao MDS até 19 de outubro 150 150 Fecam Portal

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) prevê a implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ambos são equipamentos sociais nos quais são desenvolvidos serviços, programas e projetos de proteção social básica e especial para as famílias.

Conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por meio de ofício, todos os municípios que possuam Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em funcionamento, independente da sua fonte de financiamento, devem informar – endereços, condições de estrutura física das unidades, equipe de profissionais, atendimento à população, atividades desenvolvidas, entre outros.

Os questionários eletrônicos estão disponíveis no endereço do MDS (http://www.mds.gov.br/suas) e devem ser preenchidos até o dia 19 de outubro de 2009. Para que o gestor ou responsável pelo sistema SUASWEB consiga acessar é necessário digitar seu login e sua senha SUAS web.

Para a Assistente Social da FECAM Janice Merigo, é importante que os municípios atualizem esses dados para que o governo federal, o estado e os municípios efetivem de forma conjunta alternativas para implantar o SUAS, acessando recursos para o atendimento às famílias por meio do Programa de Atenção Integral as Famílias e para atender as famílias que recebem o Bolsa-família, trabalhando a autonomia e emancipação das famílias para que sejam independentes do município. 

Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com a gerência da Proteção Social Especial Secretaria de Estado da Assistência Social (SST) nos telefones (48) 3229-3763/ 3229- 3759 / 3229-3736.

ASCOM/FECAM, com informações da SST