• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios terão projetos de arquitetura para prédios públicos de alta qualidade e baixo custo

Municípios terão projetos de arquitetura para prédios públicos de alta qualidade e baixo custo

Municípios terão projetos de arquitetura para prédios públicos de alta qualidade e baixo custo 150 150 Fecam Portal

Apenas nove municípios catarinenses têm mais de 100mil habitantes. Por tanto, Santa Catarina pode ser considerado um Estado atípico de pequenos municípios, dos quais 89% apresentam carência técnica. Para atender esta carência o Governo do Estado lançou, no dia 12 de junho, o Concurso Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para prédios Públicos. Uma ação que visa agilizar processos, facilitar créditos e qualidade de projetos para os equipamentos urbanos.


 


De acordo com secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Silva, coordenador do Projeto, o Concurso cria oportunidades para os arquitetos do Brasil, na execução de projetos para o Estado, e para os municípios que terão alternativas econômicas e práticas para as obras de educação, saúde, lazer e esportes. “Os prefeitos terão projetos prontos de alta qualidade, facilitando a burocracia e o crédito”, explicou.


 


No grupo dos pequenos municípios, que serão beneficiados com o Concurso, encontra-se Itopoá, com 15mil habitantes. De acordo com o prefeito da cidade, Sérgio Ferreira de Aguiar, muitos municípios não têm arquitetos e por tanto, não têm estrutura técnica para elaborar suas obras. “Este concurso vem de encontro as necessidades municipais, pois poucos prefeitos têm a viabilidade de contratar pessoas qualificadas para projetar suas obras”, garantiu.


 


O Concurso Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para prédios Públicos é uma ação do Projeto de Arquitetura Inteligente (PAI), do Governo de Santa Catarina. Para sua realização, o Estado conta com a consultoria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-SC) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Ações semelhantes já foram implementadas com sucesso em São Paulo, Paraná, Porto Alegre e Brasília.


 


Para o presidente do CREA-SC, Raul Zucatto, o Concurso abre alternativas de trabalho para os arquitetos e facilita o papel do CREA na fiscalização dos projetos. %u201C Somos uma instituição descentralizada com 28 postos no Estado, por tanto, estaremos apoiando a ação do PAI e fiscalizando os projetos%u201D, destacou.


 


Podem participar do Concurso todos os arquitetos do país, devidamente registrados, através de uma ficha de inscrição e da compra do edital, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, rua Frei Caneca 400, Agronômica, Florianópolis. A premiação total é de R$ 56mil, que serão distribuídos entre os vencedores.


 


Fonte: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável