• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios vão receber recursos da Funasa

FECAM_prestigia_evento

Municípios vão receber recursos da Funasa

Municípios vão receber recursos da Funasa 280 210 Fecam Portal


Cinqüenta e cinco municípios catarinenses assinaram, hoje (20), convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para investir em obras de saneamento básico. O governo federal vai liberar para Santa Catarina R$ 31.701.267,05. A assinatura do convênio aconteceu no auditório da Polícia Federal em Florianópolis.


 


Na abertura, o 3º vice presidente da FECAM e prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólis Soares, destacou em seu discurso a dificuldade dos municípios em custear projetos que na grande maioria não são executados devido ao excesso de burocracia. O coordenador regional da Funasa em Santa Catarina, Sálvio Osmar Tonini, comprometeu – se a disponibilizar técnicos para orientar os municípios na elaboração de projetos.


 


Em seguida, a prefeita de Trevisto, Lúcia Cimolin da Silva, foi convidada para assinar o convênio representando os municípios contemplados com recursos. Segundo a prefeita, o município receberá R$ 250 mil para investir em abastecimento de água. “Com o recurso vamos oferecer água tratada para dois novos bairros, além de ampliar a rede”, diz.


 


Os recursos devem ser aplicados em obras de abastecimento de água, melhorias sanitárias domiciliares, tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário. Os projetos mais contemplados são na área de abastecimento de água. Na ocasião, foram firmados 43 convênios. O propósito é beneficiar mais de 36,7 mil famílias do Estado, o que corresponde a mais de 183 mil pessoas.


 


A Funasa vai financiar 75 projetos de saneamento básico em 61 municípios. Entretanto, seis municípios não compareceram na solenidade de assinatura dos convênios (Coronel Martins, Faxinal dos Guedes, Guarujá do Sul, Lebon Régis, Matos Costa e Piratuba). Estes têm até o dia 22 de dezembro para efetuá-los.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM