• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica do CIGA proporciona inteligência fiscal aos municípios

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica do CIGA proporciona inteligência fiscal aos municípios

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica do CIGA proporciona inteligência fiscal aos municípios 600 401 Fecam Portal

O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA lançou, na manhã desta quinta-feira (30), um novo produto para auxiliar na eficiência da Gestão Pública Municipal: É o GNOTA, Gestão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

A Nota Eletrônica foi criada para registrar as operações de prestação de serviços dos estabelecimentos localizados no município. "Ela substitui a Nota Fiscal de papel tradicional, reduzindo custos, evitando equívocos, proporcionando mais controle ao município", explica o presidente do CIGA e prefeito de Braço do Trombudo, Charles Rafael Schwambach.

Esse produto permite ao Município atingir maior eficiência com inteligência fiscal, simplifica o processo de emissão dos documentos fiscais para empresas e traz mais agilidade, segurança e transparência ao contribuinte. Schwambach destaca que além de agilidade e segurança para quem emite e recebe a Nota Fiscal o sistema ainda permite ao fisco o controle em tempo real das operações, contribuindo também para redução de fraudes.

O sistema foi desenvolvido pela equipe do CIGA, partindo de sugestões do Conselho Órgãos Fazendários Municipais – CONFAZ-M/SC, que levantou a necessidade de uma ferramenta simplificada que pudesse ser disponibilizada aos municípios consorciados, seguindo o padrão de economia, facilidade e agilidade no atendimento, além do acesso rápido e seguro. O presidente ressaltou a economia gerada pelo sistema, uma vez que o valor é rateado pelos municípios. "Não há custos extras de implantação e manutenção, apenas a mensalidade que é definida com base no IPM de cada Município", explica o prefeito.

Durante o lançamento, o secretário de Administração e Planejamento de Fraiburgo, André Luiz de Oliveira e o vereador do município, Rodrigo de Lara; o secretário de Administração e Finanças de Canelinha, Cláudio Alberto Tiezerini e o diretor de Tecnologia e Geoprocessamento de Garopaba, Ronaldo Gabriel Teixeira assinaram o termo de uso do programa.

O lançamento ocorreu durante o curso sobre Administração Tributária Municipal – Eficiência e Inteligência Fiscal, que ocorre na sede da Associação de Municípios da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS. Além do presidente do CIGA, participaram do ato o diretor de Articulação Institucional da FECAM, Celso Vedana, o diretor executivo da EGEM, Alexandre Alves e o vice-presidente do CONFAZ-M/SC, Carlos Henrique de Lima.

Projeto Piloto
O Município de Fraiburgo foi piloto e homologou o Sistema. O auditor fiscal do Departamento de Tributos do Município de Fraiburgo, Georges dos Reis Santos, vem utilizando o Sistema desde maio deste ano. Neste período de tempo, já foram emitidas cerca de três mil notas eletrônicas.

O auditor informou que até agora cerca 20% das empresas do município já migraram para a nota eletrônica (a empresa não paga nenhum valor para fazer uso da nota). "Os estabelecimentos têm até o dia 03 de setembro para se adaptarem", informou. "Já é possível perceber algumas diferenças da nota eletrônica para a de papel: a acessibilidade e a facilidade que o sistema oferece como o arquivo das notas, por exemplo", informa o auditor.

Em relação a fiscalização, Santos informa que o tempo de uso ainda é curto para avaliar, mas acredita que irá sim auxiliar já que todas as informações estão visíveis e podem ser cruzadas na tela do computador.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC