• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Painel irá abordar política de saneamento básico no Estado

Painel irá abordar política de saneamento básico no Estado

Painel irá abordar política de saneamento básico no Estado 600 400 Fecam Portal

Temas referentes à área do saneamento básico serão pauta do segundo painel do dia 1º, no VII Congresso Catarinense de Municípios. Na primeira palestra, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Wanderlino Teixeira de Carvalho, falará sobre regulação de serviços públicos na área.

Na sequência, o assessor jurídico da FECAM Marcos Probst fará apresentação sobre consórcios de regulação do saneamento básico e sobre a Agência de Regulação Intermunicipal de Saneamento (ARIS). Em 2009, a FECAM elaborou a proposta de criação da ARIS sob a forma de consórcio público intermunicipal, que visa garantir aos municípios catarinenses a possibilidade de executar ações voltadas à regulação e fiscalização dos serviços na área do saneamento básico.

Até novembro deste ano, 67 municípios do Estado assinaram o protocolo de intenções da ARIS, o que representa cerca de um milhão de habitantes que poderão ser contemplados com o serviço de fiscalização e regulação. O trabalho de elaboração da ARIS foi desenvolvido pela equipe técnica da FECAM, num projeto pioneiro no Brasil.

Para encerrar o temário, Leodegar da Cunha Tiskoski, Secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, fará palestra sobre políticas públicas e financiamento na área

 

ASCOM/FECAM