• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Participação da União no bolo tributário será menor em 2009

Participação da União no bolo tributário será menor em 2009

Participação da União no bolo tributário será menor em 2009 150 150 Fecam Portal

A participação da União na divisão do bolo tributário será menor em 2009 devido às desonerações tributárias adotadas pelo governo federal desde o final de 2008. Consequentemente, estados e municípios, entes que não adotaram a mesma política, terão fatias maiores na divisão do bolo.

Essa diminuição inverte uma tendência que mostra, nos últimos anos, a manutenção ou crescimento da participação federal. A parcela da União, em 2009, vai cair de 70,45% para 69,26%. Já a dos Estados sobe de 25,48% para 26,34%, e a dos municípios passará de 4,07% para 4,40%.


A conclusão é de estudo divulgado ontem pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que prevê o valor de R$ 1,075 trilhão como total da arrecadação do país neste ano. O estudo foi publicado no jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (15).

Como explica a reportagem, o presidente do IBPT, afirmou que Gilberto Luiz do Amaral a carga tributária deste ano, como porcentagem do PIB, será um ponto percentual menor do que os 36,56% de 2008.


Uma das principias medidas da política de desoneração foi a redução das alíquotas do IPI de diversos setores industriais: veículos, eletrodomésticos da linha branca, material de construção e móveis. Como resultado, a receita do IPI já caiu R$ 10,26 bilhões somente neste ano.


Também conta nessa redução o fato de o governo federal ter ampliado, em uma média de dez dias, os prazos de pagamento dos principais tributos, como o IR retido na fonte, o IPI, o PIS e a Cofins e a contribuição ao INSS devida pelas empresas.

 

Com informações do jornal Folha de S. Paulo