Evento organizado pela FECAM, Secretaria de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro e busca preparar as unidades regionais para disseminar a metodologia do PlanCon AS
Em novembro de 2020, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – FECAM – em parceria com diversas instituições, começou a construir o processo de orientação aos municípios no que diz respeito à elaboração dos Planos de Contingência na área da Assistência Social.
Essa necessidade surgiu em decorrência da pandemia da Covid-19, na medida em que as demandas de atuação e de atendimento da política de assistência social foram intensificadas devido a desastres e calamidades.
Em entrevista, Janice Merigo, supervisora de assistência social da FECAM, conta que o trabalho foi elaborado durante esse período, socializado e lançado no Congresso de Municípios (COMAC) ainda neste ano e, que, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro será realizada a Formação de Disseminadores das 21 regiões catarinenses.
A formação contará com coordenadores regionais de Defesa Civil e Gestores e Trabalhadores das Gestões Municipais que atuam com situações de calamidades e emergências.
“ – A formação possibilitará uma integração e articulação entre as áreas, bem como preparar os disseminadores para capacitar os municípios para a elaboração dos seus Planos Municipais de Contingência, garantindo assim o preparo técnico quando da intervenção nestas situações” – explica Janice.
Ela também conta que para facilitar a construção do plano, junto aos municípios, foram elaborados dois documentos técnicos: o caderno editável do Plano de Contingência, um modelo padrão pré-elaborado, e o Caderno de Apoio, com perguntas e respostas que subsidiam a elaboração do plano, servindo como base para a formação.
Representação em todas as regiões do Estado
Segundo Janice, a FECAM junto ao Colegiado Estadual de Assistência Social e o Colegiado Estadual de Defesa Civil estão articulando, em parceria com as associações, para que haja uma representação em todas as regiões de Santa Catarina.
“ – Integrar e articular as áreas de Assistência Social e Defesa Civil é urgente, para que a prevenção, orientação e apoio às famílias aconteça, antes que as situações de emergência e calamidade se concretizem, e que quando acontecerem, as respostas sejam imediatas, comprometidas e com qualidade” – completa.
A articulação da preparação e da resposta, para qualquer tipo de desastre, concretiza-se com a elaboração de um Plano de Contingência – PLANCON.
“ – A partir da expertise adquirida com o PlanCon Edu Covid 19, que se tornou um exemplo nacional da importância dos Planos de Contingência para qualquer evento adverso/desastre e de seu âmbito integrador, mesmo em contextos setoriais, acredita-se que o PlanCon AS, inédito no Brasil, evidencia a possibilidade de aumentar a capacidade de resposta por meio de práticas eficazes, protetivas, humanitárias e que fortalecem a criação de uma cultura de resiliência, diante de contextos complexos e vulneráveis” – destaca Regina Panceri, gerente de pesquisa e extensão da Defesa Civil de Santa Catarina.
Aproximar a população das ações de Defesa Civil faz com que as pessoas se sintam parte da responsabilidade de enfrentar os problemas causados por uma emergência ou calamidade. E isso será possível através da ação microrregional dos multiplicadores, que poderão capacitar gestores e técnicos para mostrar o que é possível fazer em nível local.
A FECAM é parceira dessa iniciativa e participa ativamente das capacitações. Dayna Maressa Pamato, por exemplo, é coordenadora técnico-administrativa do Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil da Federação.
Durante a formação serão trabalhados os seguintes conteúdos: Gestão de riscos e desastres em SC; Política de Assistência Social; Serviço de proteção em situações de calamidades públicas; Emergências na Assistência Social, além do Plano de Contingência.
Também haverá simulação das situações de emergência e calamidade, para que todos possam pensar em estratégias e ações conjuntas.
“ – Na Assistência Social é fundamental desenvolvermos práticas de planejamento para prevenir, mitigar, se preparar para atuarmos, enquanto política pública de proteção social junto às famílias que vivem nos municípios, e em SC, onde situações de calamidades e desastres são frequentes, como estiagem, enchentes, tornados, entre outras” – complementa Janice.
Lembrando que o evento ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Florianópolis, das 8h30 às 18h e é indicado para representantes das Associações de Municípios, da FECAM, Técnicos das SDS, Coordenadores Regionais de Proteção e Defesa Civil, assim como representantes do COEGEMAS. Para saber mais, acesse o site: www.fecam.org.br.
Com informações de Branded Studio ND