• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Planos de contingência na assistência social são pauta em Santa Catarina

Planos de contingência na assistência social são pauta em Santa Catarina

Planos de contingência na assistência social são pauta em Santa Catarina 2560 1709 Fecam Portal

Evento organizado pela FECAM, Secretaria de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro e busca preparar as unidades regionais para disseminar a metodologia do PlanCon AS

Em novembro de 2020, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – FECAM – em parceria com diversas instituições, começou a construir o processo de orientação aos municípios no que diz respeito à elaboração dos Planos de Contingência na área da Assistência Social.

Essa necessidade surgiu em decorrência da pandemia da Covid-19, na medida em que as demandas de atuação e de atendimento da política de assistência social foram intensificadas devido a desastres e calamidades.

Em entrevista, Janice Merigo, supervisora de assistência social da FECAM, conta que o trabalho foi elaborado durante esse período, socializado e lançado no Congresso de Municípios (COMAC) ainda neste ano e, que, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro será realizada a Formação de Disseminadores das 21 regiões catarinenses.

A formação contará com coordenadores regionais de Defesa Civil e Gestores e Trabalhadores das Gestões Municipais que atuam com situações de calamidades e emergências.

“ – A formação possibilitará uma integração e articulação entre as áreas, bem como preparar os disseminadores para capacitar os municípios para a elaboração dos seus Planos Municipais de Contingência, garantindo assim o preparo técnico quando da intervenção nestas situações” – explica Janice.

Ela também conta que para facilitar a construção do plano, junto aos municípios, foram elaborados dois documentos técnicos: o caderno editável do Plano de Contingência, um modelo padrão pré-elaborado, e o Caderno de Apoio, com perguntas e respostas que subsidiam a elaboração do plano, servindo como base para a formação.

Representação em todas as regiões do Estado

Segundo Janice, a FECAM junto ao Colegiado Estadual de Assistência Social e o Colegiado Estadual de Defesa Civil estão articulando, em parceria com as associações, para que haja uma representação em todas as regiões de Santa Catarina.

“ – Integrar e articular as áreas de Assistência Social e Defesa Civil é urgente, para que a prevenção, orientação e apoio às famílias aconteça, antes que as situações de emergência e calamidade se concretizem, e que quando acontecerem, as respostas sejam imediatas, comprometidas e com qualidade” – completa.

A articulação da preparação e da resposta, para qualquer tipo de desastre, concretiza-se com a elaboração de um Plano de Contingência – PLANCON.

“ – A partir da expertise adquirida com o PlanCon Edu Covid 19, que se tornou um exemplo nacional da importância dos Planos de Contingência para qualquer evento adverso/desastre e de seu âmbito integrador, mesmo em contextos setoriais, acredita-se que o PlanCon AS, inédito no Brasil, evidencia a possibilidade de aumentar a capacidade de resposta por meio de práticas eficazes, protetivas, humanitárias e que fortalecem a criação de uma cultura de resiliência, diante de contextos complexos e vulneráveis” – destaca Regina Panceri, gerente de pesquisa e extensão da Defesa Civil de Santa Catarina.

Aproximar a população das ações de Defesa Civil faz com que as pessoas se sintam parte da responsabilidade de enfrentar os problemas causados por uma emergência ou calamidade. E isso será possível através da ação microrregional dos multiplicadores, que poderão capacitar gestores e técnicos para mostrar o que é possível fazer em nível local.

A FECAM é parceira dessa iniciativa e participa ativamente das capacitações. Dayna Maressa Pamato, por exemplo, é coordenadora técnico-administrativa do Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil da Federação.

Durante a formação serão trabalhados os seguintes conteúdos: Gestão de riscos e desastres em SC; Política de Assistência Social; Serviço de proteção em situações de calamidades públicas; Emergências na Assistência Social, além do Plano de Contingência.

Também haverá simulação das situações de emergência e calamidade, para que todos possam pensar em estratégias e ações conjuntas.

“ – Na Assistência Social é fundamental desenvolvermos práticas de planejamento para prevenir, mitigar, se preparar para atuarmos, enquanto política pública de proteção social junto às famílias que vivem nos municípios, e em SC, onde situações de calamidades e desastres são frequentes, como estiagem, enchentes, tornados, entre outras” – complementa Janice.

Lembrando que o evento ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Florianópolis, das 8h30 às 18h e é indicado para representantes das Associações de Municípios, da FECAM, Técnicos das SDS, Coordenadores Regionais de Proteção e Defesa Civil, assim como representantes do COEGEMAS. Para saber mais, acesse o site: www.fecam.org.br.

Com informações de Branded Studio ND