Desde que entrou em vigor, em fevereiro deste ano, a Revisão Cadastral do programa Bolsa Família já atualizou mais de 1,2 milhão de cadastros. Os municípios que ainda não fizeram o recadastramento têm até o dia 31 de agosto para localizar as famílias e atualizar os dados dos beneficiários.
Fazem parte do público-alvo da Revisão Cadastral famílias que têm dados no Cadastro Único (CadÚnico) desatualizados há mais de dois anos. As informações – endereço, freqüência escolar e da saúde, situação no mercado de trabalho, entre outros – devem estar sempre atualizados.
A assistente social da FECAM, Janice Merigo, reforça a necessidade do recadastramento. "Os municípios precisam trabalhar na revisão cadastral para manter as famílias que precisam dos recursos do programa, mesmo que o objetivo seja prestar o auxílio apenas durante um período. Com o Bolsa Família, há estímulo para desenvolvimento de atividades de geração de trabalho e renda, concomitante ao recebimento da ajuda, o que pode gerar fortalecimento da autonomia da família para esta possa não depender de recursos municipais, federais e estaduais", afirma.
As famílias que não atualizarem os cadastros até 31 de agosto terão o benefício bloqueado a partir de setembro. Para desbloquear o benefício, a família deverá procurar o gestor do Bolsa Família no município para atualizar os dados no CadÚnico. Caso o cadastro não seja atualizado até dezembro de 2009, o benefício da família será cancelado em janeiro de 2010.
Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em http://www.mds.gov.br/.
ASCOM/FECAM e MDS