Em outubro de 2022, os cidadãos de Canoinhas, no planalto norte catarinense, foram às urnas para, além de escolher o novo presidente do Brasil, eleger o novo prefeito ou prefeita do município. Canoinhas foi um dos oito municípios brasileiros que tiveram eleição suplementar para a administração municipal. Juliana Maciel foi a escolhida para administrar a prefeitura.
Juliana é a primeira mulher a assumir a administração de Canoinhas e é a mais jovem prefeita eleita do Estado, com 29 anos. “Quando eu estava na transição do governo, sentada na recepção do gabinete, que eu olhava aquele quadro com todas as fotos dos ex-prefeitos da minha cidade, em 111 anos de história, e a foto da primeira mulher naquele quadro vai ser a minha, eu não sei como explicar a emoção que eu sinto”, contou.
A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) conversou com a prefeita sobre os desafios de ser mulher na política e sobre a sua trajetória política. “O meu desafio é maior, porque se eu fosse um homem, seria mais fácil de justificar um equívoco ou uma decisão. Mas eu sou uma mulher, então, além de tomar boas decisões, de ter a melhor postura enquanto gestora, eu estou à prova por ser mulher”, afirma.
Assista à entrevista completa.