Uma Assembléia Geral Extraordinária está marcada para essa quarta-feira (20), às 9 horas, na sede da Amesc em Araranguá, com os 15 prefeitos, a fim de decidirem a implantação do Serviço de Assistência Móvel às Urgências (SAMU) na região. Junto dos administradores municipais, estarão presentes na oportunidade, os secretários de Saúde de cada município.
A luta da região quanto a implantação, é por uma Unidade de Saúde avançada que ficaria em Araranguá. De acordo com o secretário de Saúde de Araranguá, Dr. Henrique Peter, o serviço é diferenciado, com um custo mais elevado, porém de alta qualidade. O presidente da Assembléia Legislativa, Júlio Garcia, disse na última reunião da Amesc, em Jacinto Machado, que vai lutar em Brasília, para que a Amesc também receba uma Unidade de Saúde avançada, já que a Amrec e a Amurel irão receber, visto que suas necessidades da região são iguais ou maiores, pois a maioria dos municípios margeia a BR-101.
O que é o SAMU?
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amesc