• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Prefeitos reunidos em Rio do Sul para comemorar os 28 anos da FECAM

Prefeitos reunidos em Rio do Sul para comemorar os 28 anos da FECAM

Prefeitos reunidos em Rio do Sul para comemorar os 28 anos da FECAM 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores públicos, secretários executivos de associações de municípios, agentes políticos e representantes de instituições parceiras nesta quinta-feira (3), para comemorar seus 28 anos de atuação em prol dos municípios catarinenses. A Assembléia de Prefeitos acontece às 10h, no auditório do Parque Universitário Norberto Frahm, em Rio do Sul. Às 9h30, o presidente da FECAM, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba concede entrevista coletiva à imprensa.

A entrevista coletiva contará ainda com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), Paulo Cezar Schlichting da Silva, prefeito de Agrolândia e o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus.

A FECAM apresentará um balanço das principais conquistas da entidade em favor dos municípios, principalmente, às que repercutem nas finanças dos municípios. Uma dos destaques deste balanço é a evolução no orçamento do transporte escolar que passou de 7 milhões de reais em 1999 para 45 milhões neste ano.

Na Assembléia, a FECAM relembrará a história da instituição, homenageará os militantes do movimento municipalista e debaterá as relações federativas e a gestão da comunicação.

"Ao completar 28 anos de atuação, a Federação tem a convicção de que suas ações estão no caminho certo, são muitas as conquistas alcançadas ao longo da história e a certeza de que a entidade está colaborando para qualificar e modernizar as administrações públicas municipais. O resultado é o desenvolvimento dos municípios e a melhoria nos serviços públicos prestados à população", destacou o presidente da Federação Dávio Leu.

Um dos destaques da programação é a homenagem que a Federação fará aos ex-presidentes, instituições, personalidades catarinenses e às associações de municípios que contribuíram para o fortalecimento da FECAM e dos municípios. Ao todo, serão 37 homenageados com o título de Honra Municipalista.

Segundo o presidente o título é uma forma de agradecer aos parceiros pelo apoio nas ações da Federação, que resultaram em importantes conquistas aos municípios nestes 28 anos. "É um momento de destacar a atuação dos parceiros que durante a trajetória da Federação, não mediram esforços para impulsionar o crescimento da FECAM", disse.

Entre os homenageados, a Federação concederá o título aos ex-presidentes: o prefeito de Concórdia, Neodi Saretta (2005), o prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares (2006) e o prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer (2007).

"Estes prefeitos além de terem presidido à Federação, permaneceram na diretoria da instituição em outras gestões, o que possibilitou o pleno acompanhamento das atividades da Federação e o êxito das ações", disse.

Palestras
No encontro, a FECAM discutirá uma das principais reivindicações do movimento municipalista: a revisão do Pacto Federativo. O assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gilmar Dominici, abordará o tema: As relações federativas no contexto dos municípios catarinenses.

O evento encerra às 12h, com a palestra do Doutor em Comunicação Social e Mestre em Administração Pública, Nelson da Costa Fossatti sobre a Gestão da Comunicação – Uma nova agenda para Esfera Municipal .

Cidade sede
A Assembléia acontece em Rio do Sul, visto que a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) foi a primeira associação de município a ser constituída no Estado no dia 7 de novembro de 1964.

"Foi em Rio do Sul que o movimento municipalista deu seus primeiros passos. Foi a força desta região que auxiliou o surgimento da FECAM. Por isto, vamos voltar às origens para relembrar a história e renovar as expectativas para a execução dos trabalhos em prol dos municípios", disse.