• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Prefeitura de Bandeirante disponibiliza bibliotecas a comunidades rurais

Prefeitura de Bandeirante disponibiliza bibliotecas a comunidades rurais

Prefeitura de Bandeirante disponibiliza bibliotecas a comunidades rurais 280 188 Fecam Portal

Ascom/FECAM

A prefeitura de Bandeirante em parceria com a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SC) disponibilizará para comunidades rurais do município 10 bibliotecas do Programa Arca das Letras, que beneficiará mais de 900 famílias da região. As atividades acontecerão neste sábado (10/11), no Salão Católico de Novo Encantado, no município, a partir das 10h, junto com a programação de palestras para os jovens rurais promovidas pela prefeitura. A solenidade de entrega das bibliotecas e a diplomação dos agentes de leitura serão às 14h, no mesmo local.

No Programa Arca das Letras. As prefeituras fabricam as arcas e o MDA, por meio da Secretaria do Reordenamento Agrário, fornece os acervos, os kits de trabalho (para o controle do empréstimo dos livros) e faz a capacitação dos agentes de leitura.

O município de Bandeirante recebeu a primeira biblioteca no dia 27 de abril deste ano, na comunidade Linha Prata, beneficiada por uma ampla parceria com a Eletrosul. A parceria destinou 125 bibliotecas para o estado.

Em Santa Catarina, o Programa Arca das Letras já implantou 193 bibliotecas em comunidades rurais de 108 municípios e distribuiu acervos especiais para 24 Casas Familiares Rurais – que trabalham com a Pedagogia da Alternância no meio rural. No estado, o programa conta com a parceria da Eletrosul/Programa Luz para Todos e do Banco do Estado de Santa Catarina.

O que é o programa
O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA para incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais. Desde o seu lançamento, já foram implantadas 4.319 bibliotecas em comunidades de 1.349 municípios brasileiros, atendendo a cerca de 490 mil famílias que vivem no meio rural.

Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, saúde, agricultura, meio ambiente e didáticos para pesquisa escolar.

Os livros são organizados em caixas-estantes fabricadas por sentenciados das penitenciárias de Petrolina (PE), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vila Velha (ES) e Chapecó (SC), e por alunos da Fundação Pão dos Pobres de Porto Alegre (RS) e do Centro de Profissionalização Integrado do Piauí.

Fonte: Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário