A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) assinou na tarde de sexta-feira o Acordo Cidades 2030, uma cooperação com o Movimento ODS Santa Catarina, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de auxiliar os municípios catarinenses a alcançarem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU). No próprio evento, assinaram o acordo as prefeituras de Florianópolis, São José, Jaraguá do Sul, Palhoça e Gravatal.
Os ODS são um apelo global para que sejam realizadas ações locais para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O evento foi realizado na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e reuniu representantes dos municípios do Estado.
Prefeituras que desejam aderir gratuitamente ao programa podem solicitar através do e-mail: ods@fecam.org.br ou através do site www.ods.fecam.org.br.
Durante a abertura, o prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch, reforçou a importância da participação dos municípios do Programa Cidades Sustentáveis como uma ferramenta de planejamento urbano integrado. “Enquanto FECAM, queremos entregar para todos os municípios a possibilidade de implementar políticas públicas estruturantes, e isso passa pela vontade de fazer. Assim, precisamos engajar nossos servidores para que esta seja uma política perene”.
Participaram também os prefeitos de Florianópolis, Topazio Neto; de São José, Orvino Coelho de Ávila; de Jaraguá do Sul, Jair Franzner e a vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP). Também participaram a coordenadora do programa Cidades Sustentáveis, Zuleira Goulart; o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Jairo Sartoretto; o deputado estadual Fabiano Luz (PT) e o Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann.
Entregas para os municípios catarinenses
Durante o evento foram apresentados para as prefeituras catarinenses o Programa Cidades Sustentáveis, com metodologias e ferramentas para implementação e o desenvolvimento dos ODS, uma ferramenta para monitoramento dos indicadores e um guia para colaboração nos ODS entre prefeituras e instituições de ensino superior (IES) que foi lançado nesta tarde também.
Prefeitura de Francisco Morato e os ODS
Com o objetivo de inspirar os municípios catarinenses a aderirem ao Acordo Cidades 2030, a prefeita Renata Sene apresentou as experiências realizadas desde o início da sua gestão na cidade paulista de Francisco Morato, focadas na realização dos objetivos que tenham relação com a realidade do município.
As experiências contemplam as políticas públicas de planejamento e monitoramento, o programa desenvolvimento urbano sustentável, o projeto “Migrantes Bolivianos: Hospitalidade, Multilinguismo e Interculturalidade” e também “Minha Cidade Sustentável no Futuro”, entre outros. Além disso, a cidade implantou plano plurianual participativo regionalizado, tendo assim seus orçamentos organizados por território, e com a participação da população.
“Eu entendo que a agenda é uma forte fonte de inspiração de transformação para todas as cidades, ela está posta, é um documento muito estudado, eu fiz escolha dos ODS que falassem com a minha cidade. Os desafios não se esgotaram, mas agora tenho a segurança de um planejamento que vai ser eficiente que vai levar direito às pessoas” reforça Renata Sene que é também é vice-presidente de Parcerias ODS pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Confira abaixo a live que está disponível no canal do Youtube da FECAM.