A FECAM firmou parceria com a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC),Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, (AMAVI) e Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) para capacitar os técnicos do setor de compras dos municípios a operarem o sistema de pregão eletrônico – Cidadecompras, que permite economia nas compras municipais com o uso da Internet. As capacitações acontecem no dia 6 de fevereiro na região da AMMOC em Joaçaba , nos dias 7 e 8 na AMAVI em Rio do Sul e 09 e 10, na AMFRI em Itajaí.
O propósito da Federação e das associações microrregionais é orientar os municípios no cumprimento do decreto nº 5.504, de 05 de agosto de 2005, que determina obrigatório o uso da modalidade de licitação pública, pregão, preferencialmente o eletrônico, para a contratação de bens e serviços comuns com recursos repassados pela União, que envolvam repasses voluntários. “Mas do que orientar os municípios no cumprimento da lei, vamos conscientizá-los que o uso do pregão eletrônico gera economia nos cofres municipais”, diz o assessor jurídico da FECAM, Edinando Brustolin.
Segundo o assessor, o uso do pregão eletrônico gera economia média de 20%. “O processo é mais célere, há mais competição, transparência, além de ser menos burocrático”, explica.
No curso cada técnico opera um computador conectado à Internet. Eles conhecem como criar e homologar o pregão eletrônico bem como publicá-lo em editais. Em seguida, aprendem a navegar no portal Cidadecompras. Ao final, participam de uma simulação de pregão eletrônico, atuando como pregoeiro e fornecedor.
As capacitações iniciam às 8h30.Os municípios que tiverem interesse em realizar licitação pública via Internet, através do sistema de compras – Cidadecompras devem procurar a sua respectiva Associação de Município.
Galeria de Fotos do curso na AMAVI
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM