Os municípios estão descobrindo as vantagens da Internet, uma delas é o chamado Pregão Eletrônico, que permite mais transparência na licitação pública. Com o objetivo de capacitar os agentes públicos municipais para operarem este novo modulo de fazer licitação pública, a FECAM promove o curso sobre Licitação Pública e Treinamento para Pregoeiro, nos dias 27 e 28 de junho, no auditório da Amrec no município de Criciúma.
Estarão reunidos representantes dos departamentos de licitações e compras dos municípios da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina – AMESC e Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES.
No primeiro dia do evento serão apresentadas as modalidades de licitação e no segundo, as principais vantagens em se fazer licitação púbica, através do Pregão Eletrônico e Presencial. Os assuntos serão abordados pelo consultor jurídico da Fecam, Joel de Menezes Nieburh.
“O pregão eletrônico é a modalidade de licitação pública mais moderna, porque permite ao município: eficiência, redução de custos e agilidade, ao fornecedor: competividade, participação e facilidade e a sociedade: maior participação, controle social e transparência”, explica Nieburh.
No pregão eletrônico a licitação é feita através de um sistema de informática, ou seja, os processos licitatórios, desde a publicação do edital até a homologação, são feitos via Internet. Um exemplo disso é o sistema de pregão eletrônico disponibilizado pela Confederação Nacional de Municípios, o Cidadecompras, que será apresentado no segundo dia do evento pelo assessor da Fecam, Edinando Bustolin.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM