Os prefeitos catarinenses elegem no dia 27 de janeiro, às 15h, no Hotel Castelmar, na Capital, o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. O presidente eleito administrará a entidade até janeiro de 2006. A apuração dos votos e a posse da nova Diretoria acontecem logo após a eleição.
A chapa de consenso é encabeçada pelo prefeito de Concórdia, Neodi Sarreta (PT), o prefeito de Massaranduba, Dávio Leu (PFL), concorre ao cargo de 1º vice-presidente, o prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer (PP), de 2º vice-presidente, e o prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares (PMDB), de 3º vice-presidente. Clique aqui para ver a chapa
A chapa foi formada no último dia 24 de janeiro, em reunião na sede da Fecam, onde o atual presidente da Federação, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PFL) e os prefeitos candidatos à presidência da FECAM comporão uma chapa consenso. Todas as 21 Associações Municipais foram contempladas na Diretoria Executiva e no Conselho Fiscal. Os prefeitos também decidiram que haverá uma alternância partidária na presidência da FECAM para os próximos quatro anos.
Participam do processo eleitoral, os municípios filiados (com pelo menos 6 meses de filiação) e em ordem com as obrigações estatutárias, totalizando 198 municípios.
Caso seja confirmada a eleição de Saretta, o prefeito de Concórdia terá como prioridade, por exemplo, a luta dos municípios para aumentar de 22,5% para 23,5% o FPM – Fundo de Participação Municipal. Com o Governo do Estado, Saretta quer ampliar o repasse do transporte escolar. Outros projetos como a Escola de Gestão Pública Municipal, Melhores Praticas, Ampliações das Consultorias, oriundos do Planejamento Estratégico, também terão continuidade.