A presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Milena Andersen Lopes, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira, 27 de abril. Acompanhada do prefeito do Município de Ascurra, Arão Josino da Silva, a municipalista se reuniu com colaboradores da Confederação para tratar de demandas prioritárias do movimento municipalista.
Pautas aprovadas nesta semana no Congresso Nacional como, por exemplo, a manutenção do veto 43/2022, que retirou a correção automática do piso da enfermagem pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) prevista no Projeto de Lei 2.564/2020, foi um dos assuntos tratados. O movimento municipalista reforça a importância do reconhecimento salarial das categorias e enfatiza que não questiona o mérito da medida.
O que está em debate é a necessidade de apontar fontes de recursos para o aumento de despesas. Dados da CNM apontam que, apenas no primeiro ano, o impacto financeiro para os Municípios é estimado em R$ 10,5 bilhões. Outro ponto em destaque no encontro foi o avanço na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/2022 que prevê período de transição para queda de coeficiente no FPM. A matéria será analisada agora pelo Senado Federal.
Ao final do encontro, a presidente da Fecam ressaltou a relevância do diálogo com a Confederação. “Queremos agradecer a acolhida da CNM. Sabemos a importância da articulação para o avanço das nossas pautas”, disse a visitante que também estava acompanhada por assessores. Confira a galeria de fotos da visita da presidente da Fecam e de outros gestores à sede da CNM