• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Presidente do Senado garante que decisão dos royalties sai na próxima semana

Presidente do Senado garante que decisão dos royalties sai na próxima semana

Presidente do Senado garante que decisão dos royalties sai na próxima semana 150 150 Fecam Portal

A decisão sobre a distribuição dos royalties sairá na próxima semana, garante o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em conversa com os jornalistas nesta quarta-feira, 28 de setembro, Sarney informou que a partir da liberação da pauta do Senado e votação das quatro Medidas Provisórias (MPs) "a pauta estará liberada para a votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/11.

De autoria do senador Wellington Dias (PT-PI), a Confederação Nacional de Municípios, (CNM) participou da elaboração da proposta que está tramitando em regime de urgência. "Vamos votar porque foi pedido urgência e a Mesa tem que cumprir a decisão do Plenário de analisar o PLS 448/11. O projeto será votado assim que nossa pauta for desobstruída", afirmou. Do contrário, afirmou Sarney, será mantida a sessão do Congresso para examinar o veto à emenda Ibsen, marcada para o próximo dia 5 de outubro, conforme compromisso assumido com a CNM e os prefeitos na mobilização dos dias 13 e 14.

"Vamos votar porque foi pedido urgência e a Mesa tem que cumprir a decisão do Plenário de analisar o PLS 448/11. O projeto será votado assim que nossa pauta for desobstruída" disse Sarney, que falou à imprensa após sessão plenária de discussão de propostas da reforma política. Na terça-feira, 27 de setembro, foi aprovado pedido de urgência para análise do PLS 448/11.

O presidente do Senado considera a matéria muito controvertida para alcançar um um acordo para votar por unanimidade. "Vamos ter, naturalmente, as posições de diversas bancadas e estados que têm pontos de vista diferentes", antecipa. Sarney.

Pauta
A pauta do Plenário do Senado está trancada por medidas provisórias que tratam da instituição do Programa de Apoio à Conservação Ambiental e do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais – PLV 24/2011, proveniente da MP 535/2011 e da bolsa paga aos médicos residentes – PLV 25/2011, oriundo da MP 536/2011.
Igualmente, precisa ser votada a abertura de crédito extraordinário de R$ 500 milhões para os ministérios da Defesa e da Integração Nacional – MP 537/2011; e da prorrogação de contratos temporários no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Cenispam) e na Empresa Brasil de Comunicação – MP 538/2011.

Mobilização
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski lembra a todos os prefeitos e gestores municipais da próxima mobilização programada para o dia 5 de outubro no auditório Petrônio Portela, em Brasília. "Precisamos estar juntos, mais uma vez, para mostrar a força e a união do municipalismo para alcançar uma nova conquista", afirma.

A distribuição democrática dos royalties é mais uma das lutas assumidas pela CNM com o objetivo de garantir mais recursos para os Municípios que têm sido obrigados a assumir gastos acima de seus orçamentos, principalmente com saúde e educação, em razão dos pequenos repasses feitos pela União e a maioria dos Estados.

Fonte: Agência Senado