Uma federação inclusiva e acessível para todos os catarinenses, este é o objetivo do programa FECAM Acessível, lançado na tarde desta segunda-feira em live da FECAM. O evento está disponível no youtube da instituição
O presidente da FECAM e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, explicou que “a FECAM estava preocupada com a necessidade de ser uma federação inclusiva e acessível e através da contratação da consultoria e da implementação as pessoas com deficiências estarão incluídas no municipalismo catarinense.” Além disso, o nosso objetivo é ser a primeira Federação de Municípios totalmente acessível e inclusiva.
“O lançamento do programa é só uma semente perto do que estamos dispostos a desenvolver com as 21 associações e os 295 municípios”, explica Paulo Suldovski.
O coordenador institucional da FECAM, Rodrigo Fachini, ressalta em sua fala a importância de desenvolver cada vez mais políticas públicas para pessoas com deficiência. “No Brasil nós temos 25% da população com alguma deficiência e no estado não é diferente, o trabalho da FECAM é o de garantir que essas pessoas sejam incluídas por meio das políticas públicas que podemos desenvolver com os municípios”.
A produtora de acessibilidade comunicacional Márcia Caspary participou do evento e diz que é “uma honra participar do programa de uma federação de municípios que abre as suas portas para mobilizar e fazer realmente algo proativo para com as pessoas com deficiência no estado”.
Desde o mês de setembro o grupo com o coordenador institucional da FECAM, Rodrigo Fachini, o coordenador de comunicação, Edike Carneiro, a assessora em políticas públicas e assistente social Janice Merigo, a produtora de acessibilidade comunicacional Márcia Caspary e o coordenador de acessibilidade e inclusão da FECAM Paulo Suldovski, vem trabalhando para tornar a federação uma entidade inclusiva e acessível para todas as pessoas.
O programa está em seu início e é dividido em dois pontos básicos: Acessibilidade Interna FECAM que se divide em, Comunicação (LIBRAS, Legenda e Audiodescrição em nossas peças), Estrutura Física e a Introdução Acessibilidade nas Prefeituras, Associações e Consórcios. O segundo ponto é focado nas Políticas Públicas.
Clique aqui e confira a live completa.