Nesta terça e quarta-feira (5 e 6), cerca de 45 gestores municipais de cultura, agentes e trabalhadores da cultura da região da AMFRI participaram do Programa de Capacitação em Elaboração de Projetos para Editais de Cultura, ofertado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), o Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) e as Associações de Municípios.
A Gerente de Capacitação e Formação Cultural da FCC, Katiusca Dickow, explica que o objetivo é qualificar e capacitar gestores, trabalhadores, produtores da área da cultura de todo o Estado de Santa Catarina, com previsão de atingir mais de 800 pessoas.
“O nosso encontro teórico e prático tem a intenção de fazer com que os artistas consigam elaborar projetos culturais, possam se inscrever nos editais e que a cultura possa circular de forma mais eficiente em todo o Estado de Santa Catarina”, destaca.
O Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo João de Souza, destacou a importância da capacitação.
“O setor cultural e artístico foi duramente impactado na pandemia e fez com que os gestores culturais tivessem que buscar alternativas para continuar. Com a retomada da economia, o setor tem procurado capacitações para aprofundar conhecimento e aprimorar as técnicas e prática profissional. Por isso a capacitação direcionada para a nossa região foi com certeza muito importante para preparar ainda mais os gestores para planejar, escrever e desenvolver os seus projetos e fomentar a cadeia produtiva da cultura”, finaliza.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação da AMFRI