• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Rede busca fortalecer a gestão municipal por meio do SIDEMS

Rede busca fortalecer a gestão municipal por meio do SIDEMS

Rede busca fortalecer a gestão municipal por meio do SIDEMS 600 450 Fecam Portal

A rede de apoio do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Regional Sustentável – SIDEMS desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM esteve reunida na manhã desta sexta-feira (04), na sede da Associação dos Municípios da Região da grande Florianópolis. A rede foi oficialmente instituída nesta data, sendo composta por entidades representativas da sociedade civil organizada, universidades e agentes públicos com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses.

"O objetivo da rede é o de fortalecer o SIDEMS articulando a participação das instituições na produção, crítica e análise de dados indicadores relativos ao desenvolvimento sustentável dos municípios", explica o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM, Emerson Souto.

O presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, agradeceu a participação das entidades e instituições. "Estamos reunidos em nome de um melhor desenvolvimento de Santa Catarina, nossas regiões e municípios, pois cada entidade aqui está comprometida com o estado. Empenhando-se para discutir o futuro e melhorar a situação dos municípios e por consequência da população como um todo", enfatizou.

SIDEMS – O sistema é um auxiliar dos gestores e instituições para transportar os municípios e regiões catarinenses a patamares mais elevados de desenvolvimento. "A proposta consiste em um software que busca informações nos mais diversos órgãos e, a partir deles, formam-se índices. A intenção é incentivar para que, a partir dessas informações, sejam formuladas políticas públicas", realçou o diretor de articulações institucionais da FECAM, Celso Vedana.

O sistema tem como base quatro dimensões da sustentabilidade: político-institucional, ambiental, econômico e sociocultural. Além dessas dimensões o IDMS é composto por nove subdimensões: educação, saúde, cultura, habitação, economia e renda, meio ambiente, participação social, gestão pública e finanças. No total são 4 dimensões, 9 subdimensões, 30 indicadores e 62 variáveis.

A próxima reunião do grupo ocorre na última quinzena de agosto.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC