Preparar a sociedade para receber o turista estrangeiro e investir em mecanismos de divulgação da imagem do Estado e dos municípios no exterior são prioridades para fomentar o turismo internacional no Estado, segundo o diretor de marketing da Embratur, Artur Araújo. Ele palestrou hoje (14/9), na abertura do 1º Seminário Catarinense de Relacionamento com o Turista Estrangeiro. Assessores da FECAM participaram do evento no auditório da Fiesc, em Florianópolis.
O seminário é um projeto piloto que está sendo desenvolvido no Brasil pela Embratur, sendo Santa Catarina o estado escolhido para iniciar as discussões de como aprimorar o relacionamento com o turista que vêm ao Estado e como isto interfere diretamente na imagem do Estado no exterior.
Para Araújo, esse aprimoramento deve ser pensado em conjunto com todos os segmentos da sociedade. “O turismo é multisetorial. Por isso, não adianta apenas as instituições ligadas ao turismo desempenharem um bom trabalho. É necessário o envolvimento do governo, da comunidade, dos trabalhadores do setor, empresas de hospedagem, operadores turísticos, agências de viagens, entre outros”, explicou.Outro aspecto destacado refere-se a divulgação da imagem do Estado. Segundo o diretor de marketing, é necessário trabalhar o inconsciente do turista, através das assessorias de comunicação e relações públicas.
A economia também esteve em discussão. Segundo o representante da Fundação Getúlio Vargas, professor João Evangelista Monteiro, não há dados oficias da participação do Turismo no Produto Interno Bruto (PIB). “A Organização Mundial do Turismo planeja adotar uma conta satélite para apurar esses dados em todos os países”, comentou. Para Monteiro, por meio dos dados será possível elaborar um planejamento turístico. O Ministério do Turismo pretende apresentar até o final do ano o percentual do turismo no PIB.
Os serviços e a infra-estrutura oferecidos ao turista argentino foram temas da palestra da Consultora de Turismo da Argentina, Julia Vasquez. A palestrante destacou a imagem do Estado como fator fundamental para atrair o turista estrangeiro e apontou como fator negativo o sistema aéreo brasileiro.
Fonte: Ascom FECAM