A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), por meio do Colegiado Estadual de Assistência Social (COAS) realizou uma reunião técnica online para orientar os conselhos municipais de assistência social sobre a inscrição das entidades de Assistência Social que executam serviços socioassistenciais ou atuam na defesa e garantia de direitos. As entidades inscritas nos CMAS devem ser incluídas pela gestão municipal de assistência social no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS.
Conforme a assessora em Políticas Públicas da FECAM, Janice Merigo, orientar e assessorar os Municípios para a devida inscrição das entidades nos Conselhos é fundamental considerando que possuem vínculo com o SUAS e atendem a população usuária da política de assistência social.
Gestores, trabalhadores e conselheiros do CMAS, usuários, entidades de assistência social e assessores das associações tiraram dúvidas em relação às entidades que devem ser inscritas no conselho, abaixo é possível acessar documentos de referência aos municípios a respeito do assunto.
Participaram do evento também a ex-conselheira nacional de assistência social, representante do fórum nacional e do fórum estadual dos usuários do SUAS, Solange Bueno, a gestora do Lar Fabiano de Cristo e representante do Movimento Nacional de entidades, Norma Carvalho e a conselheira do CEAS e representante do SUAS Vânia Maria Machado.