• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Santa Catarina está na lista de estados com maior número de casos de gripe A

Santa Catarina está na lista de estados com maior número de casos de gripe A

Santa Catarina está na lista de estados com maior número de casos de gripe A 150 150 Fecam Portal

No domingo (05), o Ministério da Saúde registrou 885 casos de contaminação com Influenza A (H1N1) confirmados em todo o Brasil. Santa Catarina apresenta 56 casos e está entre os cinco estados com maior número de infectados. O estado com mais contaminações registradas é São Paulo, com 338. Em seguida aparecem o Rio Grande do Sul (102), Rio de Janeiro (91), Minas Gerais (90), Santa Catarina (54), Paraná (30) e Distrito Federal (31).

Os números são contados desde os primeiros registros de infecção no Brasil realizados em 8 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, quase todos os pacientes receberam alta ou estão em processo de recuperação. O Ministério da Saúde acompanha 1.414 casos suspeitos no país e já descartou 1.203. A maioria dos casos confirmados (60,1%) refere-se a pessoas que foram infectadas no exterior e 23,4% foram transmissões ocorridas dentro do país.

O combate à doença foi o assunto discutido na reunião realizado entre o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, e o coordenador do projeto de Produtos Perigosos do órgão, major Emerson Emerim, com os representantes das Agências Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Telesmagno Neves Teles, e Brasileira de Inteligência (ABIN), André Castello Branco e Dorival Xavier. Na ocasião, foram discutidas as ações da Secretaria da Defesa Civil para controlar a disseminação da doença.

O encontro foi realizado para se definirem estratégias de prevenção: incluir a distribuição de panfletos durante as operações de fiscalização no transporte de produtos perigosos; realização de nova operação em Dionísio Cerqueira, específica sobre a Influenza A; e necessidade de elaboração de um projeto catarinense que envolva os órgãos estaduais e municipais. Estas propostas serão apresentadas em reunião com o Comitê Estadual de Influenza na semana que vem. As ações ocorrerão a partir de aprovação do grupo.

Com informações da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania e do site ABC Digital