• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

SDS publica portaria de outorga de uso de água na Bacia do Rio Perequê

SDS publica portaria de outorga de uso de água na Bacia do Rio Perequê

SDS publica portaria de outorga de uso de água na Bacia do Rio Perequê 600 450 Fecam Portal

Na última quinta-feira (31), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS publicou as portarias de outorga de uso da água para as captações de abastecimento público para os operadores de abastecimento dos municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas.

A cobrança aos operadores realizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, em suas ações fiscalizatórias, colaboraram para a regularização do uso da água perante o poder concedente sobre o domínio dos recursos hídricos da bacia.

Além destas ações, destacam-se também as ações do Comitê da Bacia do rio Tijucas, que realizou estudos e diversas reuniões para harmonizar os conflitos de uso da água existentes na bacia e que agora passa a ter um ordenamento legal.

No sentido de melhorar a perspectiva de abastecimento de água aos usuários da Costa Esmeralda, a ARIS em seu exercício regulatório vem desde o final de 2011, notificando e tomando as medidas legais previstas em seus documentos de regulação, solicitando investimentos nos sistemas de abastecimento de água destes municípios.

A publicação destas portarias coincide com os investimentos apresentados pela CASAN, que é a atual prestadora dos serviços de abastecimento, da ordem de R$ 4 milhões, acordados em reunião recente ocorrida entre a prefeitura de Porto Belo, a ARIS e a presidência da CASAN. Também vem ao encontro das exigências da prefeitura de Itapema, para os investimentos que estão sendo realizados pela concessionária Águas de Itapema, como a ampliação das lagoas de acumulação.

Logo as ações fiscalizatórias e regulatórias da ARIS vêm em benefício dos interesses diretos dos usuários destes municípios regulados pela Agência, a fim de que todos possam ter água com qualidade, quantidade e regularidade.

Confira aqui as Portarias.