• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Secretaria da Saúde orienta municípios a manter centros de triagem abertos

Secretaria da Saúde orienta municípios a manter centros de triagem abertos

Secretaria da Saúde orienta municípios a manter centros de triagem abertos 150 150 Fecam Portal

A Secretaria de Estado da Saúde orienta aos municípios que mantenham os centros de triagem em funcionamento e os horários postos de saúde estendidos para atender possíveis contaminados pela gripe A (H1N1). O secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, alerta a população para que mantenha o estado de vigilância, seguindo à risca todas as recomendações para prevenção da gripe A. Entre as principais recomendações estão lavar as mãos com água e sabão frequentemente, evitar ambientes com aglomeração de pessoas, não tomar medicamentos sem orientação médica e procurar uma unidade de saúde o quanto antes sempre que perceber sintomas de gripe.

Na terça-feira (1º), a Secretaria informou que, dos 18 óbitos que estavam em investigação, seis exames tiveram resultado negativo e 12 exames, positivo, sendo que destas 12 vítimas, nove apresentavam referência de comorbidade (maiores chances de complicação do quadro).

O número de casos em investigação em Santa Catarina subiu para 3.243 e o de óbitos em investigação, para 106. Até o momento, foram confirmados 32 óbitos e 320 casos de Influenza A (H1N1). Também foram descartados 421 casos e 24 óbitos considerados suspeitos.

O número de internações hospitalares, em compensação, diminuiu consideravelmente, o que, para o Cherem, é um forte indício de que os pacientes estão procurando orientação médica apenas quando o quadro já se agravou. Em 16 de agosto, 613 pacientes estavam internados com sintomas de gripe em hospitais de Santa Catarina. Na última segunda-feira (31), a quantidade de internações era menos da metade, com 297 pacientes com sintomas de gripe em unidades hospitalares.

ASCOM/FECAM, com informações da Secom/SC