• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Secretarias de Estado da Educação e da Assistência Social promovem seminário juntamente com o MEC

Secretarias de Estado da Educação e da Assistência Social promovem seminário juntamente com o MEC

Secretarias de Estado da Educação e da Assistência Social promovem seminário juntamente com o MEC 150 150 Fecam Portal

Cerca de 300 gestores municipais do sistema de freqüência escolar do programa Bolsas Família se reúnem, de terça( 29) a quinta-feira (31), a partir da 8h30min, no Cambirela Hotel, em Florianópolis.O encontro, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias de Estado da Educação e da Assistência Social, Trabalho e Habitação, vai orientar os responsáveis pela coleta dos dados nos municipais, com o objetivo de atingir 100% das informações escolares. Participam da abertura o secretário da Educação Paulo Bauer, a diretora de Apoio ao Estudante e à Rede Física Escolar, Rogéria Rabello Diegoli, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dalva de Lucca Dias, além dos técnicos do Ministério que coordenam o encontro.


 


Em Santa Catarina o programa chega a 140.720 famílias num universo de 452.111 estudantes de 5ª a 8ª séries. A mobilização dos operadores nos 293 municípios catarinenses vai reforçar junto às famílias beneficiadas que a freqüência escolar é condição essencial para o recebimento dos benefícios, informa Rogéria. A modernização do sistema permitirá o acompanhamento individualizado de toda a vida escolar de cada aluno e também a comunicação entre o Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe) e os demais programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Sistema Único de Saúde (SUS).


 


Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) demonstram que 95,6% das crianças e adolescentes atendidos pelo Bolsa Família estão cumprindo a exigência de freqüência a pelo menos 85% das aulas – meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a concessão dos benefícios. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal de transferência de recursos financeiros às famílias com renda per capita de até R$ 120 mensais associado ao acesso aos direitos sociais básicos como saúde, alimentação, educação e assistência social.


 


Fonte:Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia