A XII edição do Seminário Estadual de Políticas da Assistência Social teve início na noite desta quarta-feira (24), em Piratuba. Com um público de 700 pessoas, o evento reuniu gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de todo o Estado para discutir tal política pública. Até a manhã de sexta (26), os participantes podem acompanhar mesas-redondas, que vão abordar a reconstrução do SUAS e as conferências municipais, e duas reuniões técnicas – uma sobre a gestão na assistência social e outra sobre a vigilância socioassistencial.
A prefeita de Vargem e presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Milena Lopes, afirmou que a gestão municipal tem um papel fundamental na gestão do SUAS e que a FECAM tem participado ativamente no processo de consolidação das políticas públicas, entre elas a da Assistência Social. “Nós, prefeitos, temos que lutar junto com os gestores e os trabalhadores para que essa política seja respeitada e garantida”, pontuou.
A deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, reafirmou seu compromisso na defesa dos direitos dos cidadãos catarinenses e de que é preciso orçamento e equipes completas para que a Assistência Social possa realizar seu trabalho de maneira completa.
Ao final da abertura, a presidente da FECAM e a presidente do Colegiado Estadual dos Gestores da Assistência Social (COEGEMAS), Fabiana Soberanski, assinaram um termo de cooperação entre as entidades, para fortalecer o trabalho em conjunto.
Os materiais podem ser acessados aqui.