• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Seminário de Tecnologia de Informação discutiu modernização da gestão municipal

Presidente_da_FECAM_fala_no_I_SCTI

Seminário de Tecnologia de Informação discutiu modernização da gestão municipal

Seminário de Tecnologia de Informação discutiu modernização da gestão municipal 600 398 Fecam Portal

Com o objetivo de disseminar e discutir a importância das novas tecnologias de apoio à gestão municipal, o I Seminário Catarinense de Tecnologia da Informação (SCTI) foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, paralelamente ao VII Congresso Catarinense de Municípios.

Na pauta das discussões, aplicações do e-Gov, cidade digital, integração de cadastros tributários, nota fiscal eletrônica, modernização da administração tributária, controle e publicação de atos oficiais.

Além desses temas, foi discutido também o uso da internet como ferramenta de comunicação. Nelson Fossatti, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em comunicação, explicou conceitos e levantou questões relacionadas a estratégias para internet no meio comunicacional.

Emerson Souto, coordenador do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da FECAM, falou sobre a Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM), conjunto integrado de tecnologias da informação e comunicação (TIC)  disponibilizadas pela FECAM para promover o governo eletrônico nos municípios e nas entidades municipalistas de Santa Catarina. Souto também fez apresentação sobre Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS), um instrumento de apoio à gestão municipal que vai monitorar, de forma permanente, o desenvolvimento e a qualidade de vida em cada um dos 293 municípios catarinenses.

Para o coordenador do CTI da FECAM, a tecnologia da informação é uma área que ainda precisa ser desenvolvida nos municípios. "É necessária uma abrangência de capacidades para que os gestores possam usar as novas ferramentas em favor do crescimento municipal", avalia.

 

ASCOM/FECAM