Os colegiados FECAM são instâncias de apoio e colaboração que promovem o desenvolvimento dos municípios catarinenses. Formados por representantes indicados pelas associações de municípios, eles desempenham um papel estratégico na análise e orientação sobre políticas públicas, legislação e ações setoriais.
Atualmente, a FECAM conta com 12 colegiados temáticos ativos, formados por representantes indicados pelas associações de municípios. Cada colegiado é conduzido por uma coordenação eleita e mediado por um profissional designado pela Diretoria Executiva, responsável por oferecer suporte técnico e encaminhar resultados das reuniões, que ocorrem presencial ou virtualmente.
Os colegiados analisam e orientam sobre políticas públicas, legislação e ações setoriais, contribuindo para o fortalecimento do municipalismo. Os membros titulares e suplentes discutem temas técnicos, elaboram orientações e votam propostas, que são submetidas à Diretoria Executiva para análise e implementação, sempre respeitando as diretrizes da FECAM e as particularidades locais.