A FECAM em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Colegiado de Contadores Públicos e Associações de Municípios promoveu no dia 07/12, às 14h na Sala de Reuniões do TCE em Florianópolis, um encontro para discutir o processo operacional do novo sistema de captura de dados o e- Sfinge.
Na reunião o TCE fez uma breve apresentação do sistema, enfatizou que a captura de dados nas prefeituras atualmente é trabalhosa para os municípios, devido ao uso de diversos aplicativos. Por outro lado, o TCE não dispõe de mecanismos eficientes para fiscalizar o sistema.
A filosofia do e- Sfinge está na integração dos aplicativos usados atualmente. Dessa forma, os municípios enviaram os dados uma única vez pelo órgão central do poder executivo. Outra vantagem do novo sistema é que o usário terá a possibilidade de verificar o resultado das informações, antes de confirmar as remessas ao TCE.
A FECAM preocupa-se com a falta de tempo hábil para a capacitação dos usuários. Devido a esse problema a entidade solicitou ao TCE que seja flexível no primeiro ano de execução do novo sistema. Para que os servidores possam assimular adequadamente a nova sistemática.
O TCE comunicou que no próximo dia 17 de dezembro haverá uma demostração detalhada do sistema no auditório do Tribunal de Contas, para as Associações de Municípios e órgãos do governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM