• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Técnicos da Receita Federal palestram no Encontro Estadual do Simples Nacional

Técnicos da Receita Federal palestram no Encontro Estadual do Simples Nacional

Técnicos da Receita Federal palestram no Encontro Estadual do Simples Nacional 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes – ASCOM/FECAM

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o Comitê Gestor do Simples Nacional e a Receita Federal do Brasil – RFB, promovem nos dias 12 e 13 de maio, o Encontro Estadual sobre o Simples Nacional, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis. A solenidade de abertura acontece às 14h30 e será realizada pelo presidente da FECAM, Dávio Leu.

O curso abordará as principais atribuições dos fiscos municipais e estaduais perante a Lei Complementar nº 123/07, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e criou também o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, denominado Simples Nacional.

A capacitação reunirá agentes de tributos, servidores municipais e técnicos que atuem no atendimento, análise e operacionalização dos sistemas relativos ao Simples Nacional das esferas Estadual e Municipal. 

Programação

No primeiro dia (12), a programação é exclusiva para os técnicos municipais e inicia com a apresentação do Sistema Regin – Registro Mercantil Integrado.

O REGIN consiste em um sistema que integra dados dos municípios, Estado e União e possibilita ao empresário realizar o pedido de abertura de sua empresa por meio da Internet, no portal do município, com apenas um protocolo para as três esferas de governo. O sistema envia aos três entes federados as informações do empresário, para que cada um dos órgãos competentes realize os despachos necessários.

O objetivo da FECAM é estimular os municípios a adotarem o Regin, visto que a Lei Complementar nº 123/07 exige que os municípios facilitem a abertura de empresas de pequeno porte e microempresas. Segundo dados da Jucesc, estima que o Regin reduzirá o prazo de abertura de empresas para 48 horas, sendo que hoje no Brasil um candidato a empresário leva em média 152 dias tentando abrir seu negócio.

Outro tema em debate será a Reforma Tributária. A FECAM em parceria com o Conselho de Órgãos Fazendários Municipais (Confaz-M/SC) fará a apresentação das propostas dos municípios para a Reforma Tributária. Segundo o diretor executivo da Federação, Celso Vedana, durante a 11ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios a proposta de Reforma Tributária apresentada pelo governo federal foi amplamente discutida e as conclusões dos debates em Brasília, que integraram a Carta da 11ª Marcha a Brasília, serão analisadas no encontro.

No dia 13, representantes da Receita Federal vão debater com técnicos municipais e estaduais o Simples Nacional, com os seguintes enfoques: fundamentos legais, opção e eventos – deferimento e indeferimento de processos; inclusão, exclusão, alteração e consulta de informações; certificação digital e fiscalização, lançamento e contencioso.

Os temas serão debatidos pelos seguintes palestrantes da Receita Federal: Marco Antonio Ferreira Possetti, auditor fiscal; Laureci Lúcia Stormovsk; auditora fiscal; Luiz Valmor Milani, auditor fiscal e Valdomiro Antônio Borges da Silva, analista tributário.

A programação ainda prevê a apresentação do Banco do Brasil, que abordará o papel da instituição financeira na centralização e distribuição de recursos.

As inscrições são gratuitas. O encontro conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do CONFAZ- M/SC e associações de municípios do Estado de Santa Catarina.