• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Temporal provoca estragos por toda Santa Catarina nesta terça-feira

Em_Cacador_houve_destelhamentos_e_arvores_arrancadas

Temporal provoca estragos por toda Santa Catarina nesta terça-feira

Temporal provoca estragos por toda Santa Catarina nesta terça-feira 600 399 Fecam Portal

Temporais vindos da Argentina e do Rio Grande do Sul já passaram pelas regiões Oeste, Sul e Grande Florianópolis no fim da tarde dessa terça-feira (2) . A intensidade das pancadas, acompanhadas de descargas elétricas e ventos acima de 70km/h, provocaram destelhamentos, quedas de muros e paredes e alagamentos por toda Santa Catarina.  

Em Florianópolis, foram registradas quedas de árvores na Rua General Vieira da Rosa, no Centro, na Avenida dos Búzios, em Jurerê Internacional, e no Morro da Lagoa.
 

Por volta das 13h20, o Oeste já registrava alagamentos em decorrência das chuvas. Também houve ocorrência de granizo. Em Chapecó, até as 16h30, foram atendidas 15 ocorrências de destelhamentos, alagamentos e quedas de árvore pelo Corpo de Bombeiros. Em Xanxerê, seis casas foram destelhadas. As primeiras ligações feitas aos bombeiros foram às 14h30.  

Em Caçador, no Meio-Oeste, também houve destelhamentos e árvores arrancadas. Os locais mais afetados da cidade foram o Centro e os bairros da saída da cidade, sentido Lebon Régis.
Não há feridos, desalojados ou desabrigados.

Em Lages, onde as rajadas chegaram a 70 km/h, um semáforo localizado na Avenida Dom Pedro II, no bairro Universitário, dobrou ao meio, mas foi recolocado no lugar cerca de meia hora depois. A Defesa Civil contabiliza destelhamentos parciais em cerca de 10 residências em toda a cidade de 160 mil habitantes.

Monitoramento do Ciram/Epagri aponta que choveu 61 milímetros em Lages em 24 horas, mas não há alagamentos. O Rio Carahá, que corta a cidade e normalmente transborda quando chove muito, está com o nível normal.

Já em São Joaquim, com 25 mil moradores, também houve alguns problemas. Segundo o Corpo de Bombeiros, oito casas ficaram parcialmente descobertas e quatro árvores caíram em diferentes pontos da cidade.
 

Recomendações da Defesa Civil
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Previsão para quarta-feira
A quarta-feira (3) não deve ter registro de temporais em Santa Catarina, de acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski. As nuvens mais carregadas avançam para o Paraná e por aqui o sol deve aparecer entre nuvens na maior parte das cidades. Não é descartada chuva fraca em áreas do Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Temperaturas ficam entre 23ºC e 25ºC.

 
Fonte Notícias Hoje e G1

 
Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br