• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Termina o 6º Seminário Estadual de Agricultura

Termina o 6º Seminário Estadual de Agricultura

Termina o 6º Seminário Estadual de Agricultura 600 450 Fecam Portal

Depois de 12 horas de debates sobre importantes temas para o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura catarinense, o 6º Seminário Estadual de Agricultura terminou nesta sexta-feira (08) em Rio do Sul, tendo cumprido o seu objetivo de transmitir informações que auxiliem o setor agropecuário dos municípios. Isto pode ser percebido pelas avaliações dos próprios participantes do Seminário.

"Através da Secretaria Municipal de Agricultura, nós estamos levando para os agricultores formas de aprimoramento das técnicas agrícolas e diferentes formas de agregar valor a esta atividade, comenta o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Taió Hugo Lembeck, completando ainda que mais da metade dos municípios do estado estiveram presentes durante o evento.

O presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e secretário de Agricultura de São Bento do Sul, Roberto Albuquerque, vê que antes do Seminário haviam muitas dúvidas e questões sobre temas relacionados ao setor. "Agora vamos montar um grupo de trabalho para que os assuntos andem e que até o 7º seminário tenhamos avanços nas secretarias municipais", comenta. O ressurgimento do Colegiado de Secretários de Agricultura de Santa Catarina – COSASC e do próprio Seminário que estava há 3 anos sem ocorrer também foram citados pelo presidente.

Para o secretário de Agricultura de Novo Horizonte, Geraldo Valdurga, a parte mais interessante foi em relação as experiências exitosas na agregação de valor à agricultura familiar. "Para nós esta arte que apresentou tecnologias novas de como aproveitar melhor a produção e ter mais renda foi a melhor", comenta o secretário. Com a mesma opinião sobre as experiências exitosas, o secretário de agricultura de São Bernardino, Wilmar Ávila, acredita que a troca de experiências é fundamental. "Podemos tirar proveito daquilo que já funcionou em outro lugar, talvez possamos adquirir para os municípios", avalia. Já o direitor de Desenvolvimento Rural de Blumenau, Iremar José Blun, planeja visitar os municípios que apresentaram experiências em vários segmentos, mas principalmente àqueles que possuem experiências com a agroindústria. "Manter uma agroindústria hoje é muito difícil, com as questões ambientais e de legislação. Buscamos então experiências que já funcionam a anos para o nosso município", finaliza.

O secretário de agricultura de Concórdia, Ruimar Scortegagna, destacou a escolha dos temas comuns a todos os municípios como extremamente positivo."Estes assuntos precisam ser discutidos e este é o espaço para a discussão. Podemos resolver muitos problemas com essa troca", diz o secretário. Scortegagna ainda ressaltou que a participação expressiva (cerca de 200 participantes) mostra a importância deste setor para as prefeituras e para a economia da região e municípios. A mesma opinião sobre a escolha dos temas é compartilhada pelo assessor de agropecuária da AMAVI, Edson Froza. "São temas do interesse dos municípios e que estamos buscando na região", explica. O assessor completa ainda que foi importante poder apresentar o Alto Vale para o público de fora que talvez não conhece a agropecuária da região.

O 6º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI.