• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Terminou o circuito de debates regionais – SC Debates

Claudio_Goncalez_Saulo_Sperotto_e_Celso_Vedana

Terminou o circuito de debates regionais – SC Debates

Terminou o circuito de debates regionais – SC Debates 600 400 Fecam Portal

Após as edições de Chapecó e São José, terminou hoje, 24 de junho, em Joinville o SC Debates Circuito de Debates Regionais. Nas três cidades os participantes ouviram a palestra do doutor Cláudio Adilson Gonçalez, sobre cenários econômicos de médio e longo prazos. Ele mostrou dados do panorama da econômia global e fez previsões financeiras, envolvendo blocos econômicos importantes, como a União Europeia, apontando possíveis reflexos no país.

O secretário de Planejamento de Joinville, Eduardo Dal Bosco, deu as boas-vindas em nome do prefeito anfitrião Carlito Merss, que também prestigiou o evento. Em seguida o prefeito de Caçador e presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Saulo Sperotto, ressaltou que as políticas e programas são realizados nos municípios, por isso é importante discutir a qualidade de vida e o desenvolvimento regional.

O objetivo da iniciativa é redigir um documento com as expectativas dos municípios em relação às próximas administrações, da esfera estadual e federal, em relação a gestão administrativa, saúde e tributação. Todas as sugestões e intervenções dos participantes foram registradas para construir a pauta que deve ser entregue aos candidatos. Para editar este material, o Conselho Político da FECAM reúne-se no início de julho.

Balanço geral
Para Sperotto, é preciso criar novas políticas que tragam influências e economicidade para os municípios. "Debater com as pessoas como se propôs o SC Debates, é um importante passo para boas soluções", acredita.

Sobre gestão administrativa, o presidente defende o princípio da transparência, eficiência e economia. Para ele, também é importante melhorar a distribuição dos recursos da União e reduzir a carga tributária. Sobre saúde, Sperotto vê a necessidade de desafogar os grandes centros, como Chapecó, Joinville e Florianópolis, com a construção de clínicas de referência regional, que ofereçam exames e consultas com especialistas.

O diretor executivo da Federação, Celso Vedana, considerou boa a qualidade das discussões e sugestões recolhidas nas três regiões. "É preciso ouvir a carência da região antes de destinar recursos desnecessários para as áreas", pontuou. Ele participou dos três encontros.


Palestrante
Gonçalez é fundador e atual presidente da MCM Consultores Associados. Ele é Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho Político, Econômico e Social da Associação Comercial de São Paulo. Ocupou importantes cargos no governo federal nas décadas de 80 e 90.

O SC Debates foi promovido pela FECAM e Associações de Municípios em parceria com o Grupo RBS. A execução foi da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e o apoio do Funturismo do governo do Estado.

ASCOM/FECAM