• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

texto guia

texto guia

texto guia 150 150 Fecam Portal

Cartola: Associações de Municípios


 


Título: OESTE


 


 


A produção de grãos e outras culturas combinada com a criação de aves e suínos são o forte da economia da região, conhecida o maior centro agroindustrial do Estado. Além disso, três outros setores também se destacam no oeste: a agricultura familiar, que vem se modernizando nas últimas décadas, agregando qualidade aos produtos; a indústria moveleira, setor importante para o desenvolvimento do estado e o setor turístico, no qual se destacam as estâncias termais e hotéis fazenda.


 


É uma região geograficamente estratégica para Santa Catarina por fazer divisa com os estados do Paraná (norte) e Rio Grande do Sul (sul) e com a Argentina (oeste), fator relevante para alavancar às exportações e favorer as transações comerciais com os países que integram o Mercosul.


 


Foi colonizada no início do século XX por gaúchos de origem italiana e alemã. Ao todo, a região é formada por 124 municípios.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Título: Norte


 


A região é conhecida por abrigar o terceiro pólo industrial do Sul do Brasil. As malharias, fábricas de motores elétricos e o setor moveleiro são destaques na economia local. Faz divisa com o estado do Paraná, e é um dos principais canais de escoamento de boa parcela da produção industrial por abranger parte do Litorial.


 


Nela está localizado o porto de São Francisco do Sul, o sexto maior do país em movimentação de contêineres e o melhor porto natural do Sul.


 


No turismo, destaque para o Ecológico, Rural e de Eventos. Esse beneficiado pelo grande número de indústrias instaladas na região. As festas típicas, as belas praias e um parque temático localizado na região, também atraem muitos turistas.


 


A colonização deu-se com a chegada dos imigrantes alemães, italianos e poloneses, a partir do século XIX. A mesorregião abrange 27 municípios.


A região foi colonizada por tropeiros gaúchos que se deslocavam do Rio Grande do Sul para São Paulo, no final do século XIX. A forte cultura gaúcha predomina até hoje, principalmente, na culinária e no cotidiano do povo.


 


Os grandes atrativos são o frio e o turismo rural. As paisagens bucólicas e a neve que se precipita em algumas cidades, todos os anos, atraem muitos turistas ao Planalto, na época do inverno, além das festas típicas. Outra atração é a estrada da Serra do Rio do Rastro, com curvas sinuosas de uma altitude de 1.467 metros até o nível do mar.


 


Atividades econômicas são: a agropecuária, a extração vegetal, os setores de papel e papelão.   Ao todo a mesorregião abrange 25 municípios.



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Título: Vale do Itajaí


 


Conhecida popularmente como a %u201CEuropa brasileira%u201D, devido as características européias marcantes nas cidades desta região, como a sua deliciosa gastronomia, as casas em estilo enxaimel e as paisagens naturais. A colonização começou no século XIX, onde alemães e italianos começaram a habitar a localidade.


 


Na mesorregião está localizada um dos maiores parques industriais do estado, formado por mais de 4.700 indústrias além de um dos mais importantes portos do estado, o Porto de Itajaí, fundamental para fortalecer a economia local.
Setores como o eletro-metal-mecânica e o tecnológico vêm contribuindo significativamente para a economia da região. Entretanto, o destaque fica a cargo da indústria do vestuário, sendo o pólo têxtil do Vale do Itajaí, o maior do setor na América Latina.


 


A exemplo de outras regiões do estado, o turismo também vem aumentando sua contribuição para o desenvolvimento do Vale do Itajaí, principalmente o turismo Rural e o Aventura, que vêm se profissionalizando gradativamente, assim como as festas típicas, realizadas no período de outubro a novembro, reúnem milhares de turistas todos os anos, movimentando os diversos setores da economia da região.


Grande Florianópolis


Considerada uma das mais belas faixas litorâneas do Brasil, a região foi na maioria colonizada por açorianos no litoral; alemães e italianos no interior.Sua localização lhe confere uma situação privilegiada no Mercosul pela facilidade de acesso, uma vez que é servida pela BR-101 (Porto Alegre-Curitiba), pela BR 282 (que corta o estado fazendo ligação com a região de fronteira com a Argentina) e pela SC-401 e SC-411, além do aeroporto internacional Hercílio Luz. A capital do estado, Florianópolis, está localizada nesta região.



A pesca e o cultivo de ostras e mariscos, o comércio e o setor de tecnologia vêm fortalecendo a economia da região. Entretanto, o turismo ainda é o responsável por grande parte do desenvolvimento econômico da Grande Florianópolis. Suas belas praias atraem turistas de todos os cantos do país e do mundo. Além disso, o turismo de Eventos vem se ampliando, como conseqüência do desenvolvimento da economia e dos negócios catarinenses, bem como, o turismo Rural, motivado por atrativos como águas termais, cascatas, cachoeiras, serras e vales.


A região abrange 22 municípios.


Região Sul