• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Todos os municípios da região da AMAI estão com novo portal no ar

Todos os municípios da região da AMAI estão com novo portal no ar

Todos os municípios da região da AMAI estão com novo portal no ar 600 344 Fecam Portal

Todos os municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI migraram para a nova versão dos portais municipais, desenvolvida e disponibilizada gratuitamente pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Com a migração do município de Xaxim, realizada nesta sexta-feira (07), fechou-se o ciclo de migrações da Associação.

Com o auxílio da assessora de comunicação da AMAI, Fernanda Bertotto, os 14 municípios da região colocaram no ar a versão 4.0 da ferramenta. "A migração de todos os portais neste ano era uma meta, da AMAI, bem como da atual gestão, conduzida pelo Prefeito de Vargeão, Amarildo Paglia. Meu papel foi de dar suporte na migração e construção dos novos portais a todos os municípios que solicitaram nossa colaboração, suporte que continuará sendo oferecido pela Associação", explica a assessora. "Quando a FECAM anunciou a mudança, foi uma grande satisfação para a Associação e para os municípios. Afinal, além de aprimorar o sistema de gerenciamento do portal, ofereceu-se a oportunidade de manipular o layout do site, o que concede liberdade para as Assessorias de Comunicação trabalharem", conclui.

Há quase 10 anos com o mesmo formato, os portais municipais foram atualizados em 2013 e desde então os municípios integrados à Rede CIM estão migrando seu conteúdo para a nova versão mais moderna, com novo layout e novas possibilidades. Entre as novidades está o uso de ferramentas externas e integração com redes sociais. "Os sites dos municípios ficaram mais atrativos e acessíveis aos cidadãos", ressalta o técnico em informática da FECAM, Marcus Vinicius Hoeltgebaum Lemos, responsável pela capacitação do sistema. A nova ferramenta permite, entre outros recursos, adicionar informações, imagens, vídeos, áudios e vídeos de forma mais flexível e ágil em relação aos portais antigos. Serviços como Acesso à Informação e publicações de atos legais dos municípios também estão disponíveis no novo Portal.

A gestão do conteúdo também funciona em todos os navegadores e as prefeituras podem agora também customizar o layout do site para atender suas próprias necessidades. Além disso, é possível criar galerias de vídeos, sons e hotsite para secretarias e eventos. Outra possibilidade é a utilização por perfil de usuários, o que viabiliza dividir a responsabilidade de alimentar o site da administração municipal.

Além da AMAI, a Associação de Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – AMPLASC e a Associação de Municípios da Região do Contestado – AMURC também migraram os portais de 100% dos municípios da sua região.

Para mais informações sobre o novo portal e suas possibilidades basta acessar o site www.portalmunicipal.fecam.org.br. Ali é possível encontrar manuais e vídeos sobre a ferramenta e como potencializar sua utilização.

Xanxerê – O município de Xanxerê recebeu também um layout diferenciado que pode ser adaptado à nova ferramenta e está disponível para os municípios integrados. Além de todas as vantagens do novo Portal, como a possibilidade de integração com ferramentas externas como googlemaps e o player youtube e um acesso mais intuito por parte do cidadão, o portal de Xanxerê possui um apelo visual diferenciado.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC