O Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais (COSCIM) está dividido em três pilares que representam a gestão municipal, entre eles a secretária de Finanças. O evento realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) acontece até sexta-feira (21) no Golden Executive Hotel em São José.
Neste segundo dia, os representantes da pauta participaram primeiramente da palestra com a contadora na Prefeitura de Joinville, Ketty Elizabeth Benkendorf, que enfatizou a importância da transparência e qualidade da informação na gestão pública. De acordo com ela, a qualidade da informação e a transparência garantem a qualidade da credibilidade dos munícipes e além disso “os servidores municipais devem buscar diariamente apresentar como as coisas estão sendo feitas” para que haja transparência do valor produzido pelo município.
Michelle Roncalio, secretária adjunta da Fazenda de Santa Catarina, foi a segunda palestrante e apresentou como é o trabalho na Secretaria da Fazenda e também pontuou a discrepância entre os valores que são repassados do Governo Estadual para o Federal em relação aos valores que são recebidos pelo Estado.
Secretário da Fazenda de Joinville nas últimas três gestões municipais, Flávio Martins Alves que também é presidente do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina (COMFAZ-M/SC) compartilhou seu conhecimento em ciência e análise de dados na palestra “Métodos de Planejamento da Receita Pública”. Flávio, que é especialista em gestão estratégica, apresentou ferramentas que vem utilizando na secretaria para monitorar as contas do município, que tem uma das maiores receitas do Estado.
O secretário também apontou a importância do controle orçamentário para o planejamento das receitas: “Temos que olhar para o cenário econômico nacional e mundial e perceber as conexões que existem, buscando inovações para criar políticas públicas, gerando emprego e renda para o município”.