• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Tribunal de Contas de Santa Catarina promove Seminário Internacional sobre corrupção

Tribunal de Contas de Santa Catarina promove Seminário Internacional sobre corrupção

Tribunal de Contas de Santa Catarina promove Seminário Internacional sobre corrupção 150 150 Fecam Portal

O Tribunal de Contas de Santa Catarina e o Instituto Ruy Barbosa vão realizar, entre os dias 27 e 29 de março, o “Seminário Internacional: Corrupção e Sociedade – o pensar, o querer, o fazer”, no CentroSul, em Florinópolis. Estarão em debate os Aspectos Jurídicos e Econômicos da Corrupção; Controle Social: Comunicação, Imprensa e o Cidadão; Órgãos de Controle: Cooperação e Interação; e Reforma Política: Prevenção à Corrupção.


 


A proposta é refletir sobre a eficácia dos instrumentos legislativos, econômicos e do aparato público e privado destinados ao combate de casos de corrupção. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no site  do TCE (www.tce.sc.gov.br ) até o dia 15 de março.


 


O Seminário Internacional tem o apoio da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado de Santa Catarina e é destinado aos profissionais que militam nas atividades de controle público do Brasil e do mundo, principalmente de instituições como os Tribunais de Contas e os Ministérios Públicos. Também é dirigido a integrantes dos três Poderes nas esferas municipal, estadual e federal, inclusive os responsáveis pelos órgãos de controle interno, além de organizações não-governamentais voltadas ao combate à corrupção e acompanhamento dos gastos públicos.


 


O secretário geral da Transparência Brasil, ONG associada à Transparência Internacional, Cláudio Weber Abramo, e o coordenador do Grupo de Estudos da Corrupção da Espanha, Nicolas Rodrigues serão dois dos palestrantes. Está prevista ainda a participação do ministro de Estado do Controle e da Transparência, Waldir Pires. Entre os integrantes dos Tribunais de Contas estão Ubiratan Aguiar, ministro do Tribunal de Contas da União e Hubert Weber, presidente da Corte européia. Haverá, ainda, a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Antônio Busato, dos senadores por Santa Catarina, Jorge Bornhausen e Ideli Salvatti, e do procurador geral do Ministério Público de Santa Catarina, Pedro Sérgio Steil.


 


No painel que debaterá a atuação da imprensa e do cidadão no combate à corrupção participam, também, o diretor da Associação Nacional de Jornais, Paulo Tonet Camargo, e o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo.


 


Os presidentes da Assembléia Legislativa, Júlio Garcia e da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), Gustavo Sciolla Avedaño, vão dirigir os trabalhos durante a apresentação de palestras, a exemplo do presidente do TCU, Adylson Motta, que deverá confirmar sua participação.


 


A iniciativa, que integra a programação alusiva aos 50 anos de existência da Corte catarinense, será promovida em conjunto com o Instituto Ruy Barbosa %u2014 Associação Civil de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas do Brasil %u2014  justamente num momento em que o Brasil atravessa uma intensa crise política causada, principalmente por problemas relacionados a denúncias de corrupção na administração pública.


 


Foram convidadas entidades como a Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), a Organização Européia das Instituições Regionais de Controle Externo do Setor Público (Eurorai), a Transparência Internacional, a Controladoria Geral da União (CGU) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI).


 


A partir da próxima semana serrá disponibilizado um link no endereço eletrônico do Tribunal de Contas do Estado para o site do Seminário, com todas as informações sobre o evento.


 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TCE