Ao receber a Vice-Governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, na tarde desta quarta-feira (03), o Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), apresentou as ações que a Federação está promovendo para possibilitar a compra de vacinas pelos municípios e reafirmou a posição da entidade para acelerar esse processo. “Precisamos ter pressa, a única solução é a vacina. A FECAM não será a compradora, mas está atuando como intermediadora para garantir que os municípios possam comprá-las o quanto antes,” afirmou o Presidente.
Daniela destacou a relevância do trabalho da FECAM neste momento de exaustão vivido pelos profissionais da linha de frente do sistema de saúde: “Todas as alternativas que tivermos para vacinar a população são válidas”. A Vice-Governadora pediu apoio da Federação para fortalecer o projeto Unidos pela Vacina, coordenado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que busca arrecadar insumos e equipamentos, como seringas, agulhas e refrigeradores, para os municípios que precisam: “Sabemos que a intensidade da doença e o tempo de internação aumentaram, temos UTIs lotadas no Estado. O projeto Unidos pela Vacina também tem contribuído para que possamos superar todas essas dificuldades.”
A Diretora Executiva da FECAM, Sisi Blind, convidou a vice-governadora para integrar uma campanha conjunta de valorização das mulheres, considerando a representatividade de Daniela como primeira mulher a fazer parte do Poder Executivo de Santa Catarina na história.
“Teremos uma demanda reprimida com relação ao atendimento das mulheres, os índices de violência, depressão e falta de cuidados durante esse período de isolamento social aumentaram. Estou à disposição da FECAM para o quer for necessário, em especial para levantar essa pauta conjuntamente”, declarou Daniela.