Presente na forma de palestrante no primeiro dia do III Congresso da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), o deputado federal Cláudio Vignatti (PT/SC) destacou o fortalecimento do Estado Brasileiro em sua explanação. Ao lado do senador catarinense Raimundo Colombo, o deputado catarinense proferiu a palestra intitulada “Situação política e apoio parlamentar aos municípios catarinenses”, na qual comentou o bom momento vivido pelo país, se referindo à queda do Risco Brasil, a estabilidade econômica e a confiabilidade passada a investidores.
Para Vignatti, esse bom momento vivido pelo país é conseqüência de uma política do Governo Federal que no primeiro mandato priorizou o fortalecimento do Estado Brasileiro. Além disso, o parlamentar afirma que esse fortalecimento propiciou ao governo fazer planos a longo prazo: “o amadurecimento conseguido pelo Governo Federal propiciou planos de investimentos consistentes, como o PAC, um programa organizado que vai garantir o crescimento sustentável do Brasil. Além disso, pela primeira vez estamos tendo políticas públicas consistentes, como o saneamento e da habitação, atendendo a milhares de famílias”, destacou o deputado.
Outro ponto salientado por Vignatti foi a aprovação da redução para 1% da contra-partida dos municípios junto ao Governo Federal, ocorrida no Congresso Nacional na semana passada: “essa foi uma importante reivindicação feita por prefeitos de todo país na X edição da Marcha, a qual foi atendida com sensibilidade pelo governo”, acrescentou.
Congresso da Fecam
Já quanto ao congresso organizado pela Fecam, o deputado destacou a importância de trabalhar a capacitação de gestores do estado: “esse é um papel desempenhado de maneira positiva pela Fecam, que organiza os municípios do estado e capacita seus gestores, como prefeitos, vice-prefeitos e secretários. Hoje há grandes recursos previstos pelo PAC para muitas áreas, e essa capacitação e auxílio são essenciais para o atendimento das necessidades dos municípios”, finalizou Vignatti.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Cláudio Vignatti